A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, nesta quinta-feira (02), a entrega de 20 aparelhos televisores e 17 projetores para setores do conhecimento e órgãos da instituição. Com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, a entrega faz parte do projeto de modernização e renovação tecnológica completa na UEPG. O momento também foi de diálogo sobre as demandas para as salas de aula e laboratórios da estrutura universitária.
Os projetores foram divididos entre os Setores de Ciências Humanas, Letras e Artes (Secihla); Sociais Aplicadas (Secisa); Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate); Biológicas e da Saúde (Sebisa); Exatas e Naturais (Sexatas); Colégio Agrícola Augusto Ribas (Caar); e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Já os televisores foram entregues para o Sexatas, Secate, Sebisa, Secihla, Propesp, Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Coordenadoria de Comunicação (CCom), Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
A professora Rosângela Petuba esteve presente, representando o Secihla, e conta que a entrega dos equipamentos para o Setor é muito importante. “Essa iniciativa de trocar os aparelhos de multimídia ajuda no processo pedagógico, na inclusão da Universidade e estamos muito satisfeitos que parte das demandas já estejam sendo atendidas”, destaca.
“Esses equipamentos serão instalados numa dependência específica do Setor, terão utilização de caráter multiusuário e os departamentos vão poder usufruir deste espaço para as defesas de TCC, trabalhos de pós-graduação e até para outras atividades em que sejam necessárias videoconferência”, comemora o chefe do Sexatas, professor Adriano Viana. A entrega representa uma novidade para os professores do Setor. “A gente tá adquirindo pela primeira vez esses equipamentos dessa qualidade, então representa um ganho para alunos e professores da graduação de pós-graduação”.
“Esta é uma tecnologia que vem para melhorar a qualidade das aulas nas salas onde será colocada. A vinda dos aparelhos mostra que a UEPG está integrada às demandas do Colégio e quem se beneficia são nossos alunos”, celebra o diretor do Caar, professor Alcebíades Baretta.
Universidade planeja mais entregas
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca a importância de investimentos na Universidade. “Investimos naquilo que impacta a universidade, no ensino, pesquisa e extensão. Por isso, estamos priorizando as atividades-fim da instituição”. Segundo Sanches Neto, o planejamento é aproveitamento máximo de recursos em necessidades de cursos, setores e órgãos. “Quando destinamos os recursos de maneira correta é extremamente gratificante, e nós precisamos cada vez mais que os professores e gestores nos orientem sobre como podemos investir”.
“Trata-se de uma entrega de uma quantidade significativa de equipamentos, com um valor investido de R$ 300 mil, porque além dos televisores e projetores, estamos entregando 10 telas de TV, 10 notebooks e 10 sistemas de som”, informa o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Todos os setores de conhecimento serão atendidos com pelo menos um desses conjuntos. “Há ainda mais destinações a serem feitas, e é uma grande satisfação fazer esta entrega, seguindo o planejamento de substituir 100% dos equipamentos”, complementa.
A vinda do material atende principalmente uma demanda antiga dos programas de pós-graduação da UEPG. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Renê Hellman, explica que a instalação dos aparelhos proporcionará o contato mais dinâmico com pesquisadores de outras universidades do Brasil e do exterior. “Ampliar os espaços multiusuários de videoconferência na UEPG significa ampliar as possibilidades de interação com todo o mundo”, destaca.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Hilgemberg, há a perspectiva de uma compra maior de aparelhos. “A aquisição das TVs é uma inovação para nós. Para quem trabalha com imagens, isso é bastante adequado, pois a conectividade é melhor, a imagem é melhor”. À medida que os pedidos de equipamentos chegarem via SEI, elas terão a viabilidade avaliada pela Proad, segundo ele. “Sempre iremos trabalhar para atender a demandas qualificadas, entendendo que isso é um processo contínuo, e que nós estamos atendendo principalmente nossos alunos”, finaliza.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia