A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou neste fim de semana (19 e 20) o 1º Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade. O encontro aconteceu no Grande Auditório do Campus Centro e reuniu autoridades universitárias, entidades da sociedade civil, moradores de Ponta Grossa e membros do Poder Executivo. Com o objetivo de debater sobre moradia digna, regularização fundiária e habitação de interesse social, o evento foi organizado Grupo de Estudos Urbanos e Regionais (Geur), em parceria com o o Grupo União por Moradia Popular.
“O Seminário é marco histórico, pois é uma grande oportunidade de encontro de vários agentes sociais e de representantes de importantes instituições que tenham um papel social em buscar soluções de uma problemática urbana, que é o déficit habitacional”, destaca o professor Edson Belo, coordenador do Geur e um dos organizadores do evento. “O direito à cidade é o direito à cidadania, garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e pela nossa Constituição Federal de 1988. Queremos, juntos, em prol de justiça social e do combate à desigualdade social uma cidade para todos e todas”.
Geverson Tramontin, da União por Moradia Popular, ressalta que a discussão sobre déficit habitacional deve ser pauta de todos os grupos e pessoas. “É um problema real do dia a dia da nossa cidade, então discutir habitação é sem dúvida nenhuma algo necessário”, destaca. É preciso pensar na cidade como um todo, como mobilidade de transporte urbano, saneamento básico, pavimentação e lazer, como explica Geverson. “É preciso iniciar este debate para discutir os problemas locais e é por isso que nos reunimos aqui”.
O evento iniciou, na sexta-feira (19), com palestra do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Fernando Antônio Prazeres, com o tema “Direito à Moradia e à Cidade”. No sábado (20), aconteceu mesa de debate entre autoridades, integrantes de movimentos sociais por moradia e membros do judiciário sobre problemas de habitação na cidade e medidas a serem encaminhadas para o poder público. O professor Edson Belo apresentou o cenário do déficit habitacional coletados pelo Grupo. “Estudar e compreender a produção do espaço urbano é revelar as contradições e seus agentes sociais promotores. A questão da moradia é um dos temas que investigamos, tendo em vista seus efeitos na sociedade”, explica.
Espaço para os pequenos
O 1º Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade recebeu muitas famílias acompanhadas de crianças. Para atender às crianças para que seus familiares pudessem participar das atividades do seminário, o Programa de Extensão e Pesquisa sobre Processos de Aprendizagem (PEP-Proa), do Departamento de Educação, em parceria com a organização do evento, abriu as portas do Laboratório Lúdico Pedagógico (Lalupe) para a realização de atividades com as crianças.
Durante o evento, alunos extensionistas do projeto desenvolveram diferentes atividades e brincadeiras no Laboratório. “Trabalhamos com a inclusão social, que no Lalupe se dá pela ludicidade e pelo direito ao brincar. Contribuímos com o compromisso social da universidade ao permitir a plena participação das mães e pais no Seminário, proporcionando o acesso a um espaço rico, com brincadeiras livres e orientadas para as crianças”, explica a coordenadora do PEP-Proa, professora Nelba Pisacco.
Texto e fotos: Gabriel Miguel e Jéssica Natal
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia