Uma equipe da Educação Infantil e também do ensino de Língua Inglesa de Guarapuava, região Centro-Sul do Paraná, visitou CMEIs de Ponta Grossa, nesta última semana, em busca de referências pedagógicas inovadoras para aprimorar as práticas da Educação Infantil no município. O grupo foi recebido por integrantes da Secretaria Municipal de Educação.
Este é o segundo grupo do município que visita os Campos Gerais – outra comitiva conheceu a Educação ponta-grossense em março deste ano. No ano anterior, havia sido a vez de Ponta Grossa conhecer as práticas em Guarapuava. Entre os desafios estão a desmistificação de conceitos e a adoção de novas práticas inovadoras – processo em que a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa está avançando com sucesso.
“Nos alegramos muito por receber as professoras de outros municípios para trocar experiências, oferecendo ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de suas redes e de seus estudantes”, comentou a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
Desta vez, o objetivo de Guarapuava foi conhecer mais detalhes sobre a Educação Infantil, suas práticas pedagógicas e, também, sobre o programa English For Kids, que é oferecido para o público a partir do Infantil IV em Ponta Grossa e a partir do 5º ano naquela cidade, com o programa Guará Kids.
Uma das integrantes do grupo, professora Patrícia Nascimento, assessora pedagógica da Educação Infantil, conta que conhecer realidades distintas e a busca por propostas inovadoras na área são formas de melhorar o ensino em Guarapuava. “Sempre buscamos coisas novas, visando o nosso crescimento, e sempre fala-se muito bem da Educação de Ponta Grossa. Conhecemos os CMEIs e estamos encantadas, vamos pensar em levar muitas coisas para nossa cidade”, elogia a professora.
Entre as metodologias, a equipe destaca a prática que usa os símbolos individuais dos alunos e das turmas para conduzir o aprendizado na Educação Infantil. “Outra coisa que nos chamou muito a atenção foi a questão do protagonismo da criança, vimos que aqui está sendo feito isso e buscamos levar”, comenta a professora Amanda Guiné Finger.
Visita
Quatro professoras guarapuavanas participaram da visita nesta sexta: Daiane Aparecida Nascimento, Patrícia Nascimento, Luciana Hey e Amanda Guiné Finger.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia