A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) promoveu debate com acadêmicos com deficiência (PCD) da instituição. A roda de conversa “Conhecer as demandas cotidianas dos/das estudantes PCD no contexto universitário” ocorreu em 11 de abril, no auditório da Biblioteca Central da UEPG, no Campus Uvaranas, e reuniu cerca de vinte estudantes PCD, com necessidades educativas especiais e altas habilidades de superdotação.
A equipe da Prae organizou o encontro com o objetivo de conhecer as demandas dos estudantes e apresentar os espaços de acolhimento, as políticas afirmativas e canais de comunicação da Universidade. Durante o encontro, os acadêmicos contribuíram com propostas para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPG (NAI), que está em desenvolvimento pela Prae e atenderá às demandas da comunidade acadêmica PcD na UEPG.
A atividade foi mediada pela equipe de pedagogas e psicólogas da Pró-reitoria, que prestou esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Prae. “As conversas em roda cumprem um papel importante de apresentar aos estudantes projetos de seu interesse e sensibilizá-los para tornarem-se protagonistas e ajudarem na construção desses espaços por meio de sugestões”, explica a diretora de Ações Afirmativas e Diversidades da Prae e coordenadora de atividade, Silmara Carneiro e Silva. Ela reforça que espaços de diálogo são uma metodologia amplamente empregada pela Prae para diversas situações e pela primeira vez foi utilizada como canal de diálogo com alunos PCD.
Durante a conversa, os estudantes relataram suas experiências pessoais e deram sugestões para o desenvolvimento do NAI. Hiago Rocha Siqueira é acadêmico do segundo ano de Agronomia e destaca a importância de espaços de diálogo que permitem conhecer pessoas que vivem experiências similares no ambiente universitário. “Eu tenho acesso à Prae desde que entrei para a UEPG. Penso que, apesar de ser necessárias melhorias em algumas questões, a UEPG está à frente de outras instituições no apoio prestado aos estudantes PCD”, revela.
Outras ações
Além das rodas de conversa e a formulação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG desenvolve o acompanhamento individualizado para os alunos PCD da Universidade, atuando no acolhimento, análise e envio de pareceres psico-pedagógicos aos colegiados de curso dos estudantes. Também são desenvolvidas ações sob demanda, como rodas de conversa com turmas onde esses alunos estudam e treinamentos para professores, oferecidos em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia