A educação infantil representa um papel significativo tanto no desenvolvimento educacional quanto social da criança. A decisão de qual é a idade ideal para matricular os filhos na escola é influenciada por diversos fatores, como legislação, preferências dos pais e estilo de vida familiar.
Conforme definido pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, a educação é um direito fundamental para o desenvolvimento e preparo das crianças para a cidadania e o mercado de trabalho.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996 e atualizada em 2013, a matrícula em instituições de educação básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Isso significa que crianças que completam 4 anos até 31 de março devem ser matriculadas na escola no mesmo ano.
Benefícios ao introduzir a criança na escola durante a primeira infância
Embora a legislação não exija a educação antes dos 4 anos, inserir a criança na escola antes dessa idade pode trazer diversos benefícios. De acordo com o primeiro estudo global sobre educação infantil da Unicef, as crianças que frequentam a educação infantil têm mais chances de desenvolver habilidades de alfabetização e matemática.
Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular, as crianças que começam a frequentar a escola mais cedo desenvolvem melhor a coordenação motora, concentração e percepção sensorial, por meio de atividades específicas para a primeira infância.
A introdução da criança no ambiente escolar antes dos 4 anos de idade também possibilita o contato social com outros indivíduos. Essa interação é capaz de fortalecer habilidades sociais, linguísticas e éticas. Além disso, o ambiente escolar contribui para o desenvolvimento da empatia e da autoconfiança na criança.
O que considerar antes de inserir a criança no ambiente escolar
Apesar dos benefícios ao iniciar a educação das crianças antes da idade obrigatória, é fundamental considerar diversos aspectos antes de tomar essa decisão. As crianças de 0 a 4 anos têm necessidades específicas e requerem cuidados tanto em casa quanto na escola. Portanto, a escolha da idade certa é única para cada família, levando em conta suas necessidades individuais.
Antes de decidir a idade para matricular a criança na escola, é fundamental realizar uma pesquisa sobre as instituições de ensino na região. Isso permite que os pais avaliem questões como logística, horários disponíveis e faixa etária atendida pelas escolas locais. Além disso, aqueles preocupados com os custos podem procurar instituições que ofereçam sistema de gestão de mensalidade.
Por fim, é essencial garantir que a criança receba os estímulos adequados para seu desenvolvimento no momento certo. Por isso, pais que trabalham em período integral, mesmo com o apoio de familiares, podem optar por iniciar a educação mais cedo. Seja através da matrícula em creches ou berçários, é preciso garantir que todas as necessidades da criança sejam atendidas.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia