A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu um encontro entre estudantes, pesquisadores, empreendedores e comunidade para debater sobre tecnologia e inovação, além de apresentar seu potencial na temática. Entre 08 e 14 de abril ocorreu a Connect Week Brasil 2024, evento de tecnologia realizado a nível nacional e organizado em Ponta Grossa pela Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), que reuniu instituições que promovem iniciativas de inovação, por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) e o Centro de Educação Empreendedora (CEE). Cerca de 450 pessoas participaram das atividades da UEPG durante o evento.
A participação da UEPG no evento se deu pelo projeto Trilha da Educação, que englobou também a Faculdade Sagrada Família (FASF) e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, com o objetivo de fomentar a educação empreendedora nos ambientes de aprendizado. A presença da Universidade no Connect Week acontece na esteira de uma série de iniciativas que a Universidade, por meio da Agipi e o CEE, desenvolveu nos dias anteriores ao evento. Uma dessas iniciativas foi o curso “Empreender pra quê?” que ocorreu no CEE, em 06 de abril.
A primeira atividade da UEPG na Connect Week foi a oficina “Ensino e Criatividade- Trilha da Educação”, promovida pelo CEE no dia 09 e ministrada pela professora Gislaine Baniski, do curso de Administração, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG. No dia seguinte, a Agência de Inovação da UEPG abriu suas portas para empreendedores, estudantes e pesquisadores para a realização do painel “Agipi-UEPG: Bastidores da Inovação”. A atividade reuniu mais de trezentas pessoas, que conheceram o Escritório de Propriedade Intelectual, a Incubadora de Projetos Tecnológicos e os projetos desenvolvidos pelas startups assistidas pela Agipi.
O coordenador da Agipi, professor Albino Szesz Júnior, destaca o potencial de inovação que a UEPG promove. “Ficamos bem felizes em participar e poder mostrar o que desenvolvemos dentro e fora da UEPG, em termos de inovação. Esta é uma oportunidade bacana de expor o trabalho que fazemos para a sociedade. Nossa expectativa é poder mostrar todo o potencial inovador da Universidade, que vai além da área de tecnologias”. O engenheiro químico e coordenador-técnico da InorfTive, uma das empresas incubadas pela Agipi, Vinícius Luiz de Carvalho, destaca que, ao mostrar seu potencial de inovação ao público, a Universidade mostra um dos seus principais papéis, de transformar a pesquisa em tecnologias utilizadas pela sociedade. “Percebemos que o público está interessado no que desenvolvemos e fomos receptivos para gerar uma interação bacana”, pontua.
Connect Day
A organização do evento promoveu no Connect Day, no dia 11, uma série de palestras sobre iniciativas que promovem a inovação em Ponta Grossa. Na sede da ACIPG, o professor Rodolpho Dellagrana, do Departamento de Educação Física, apresentou o tema “Parceria UEPG e Operário FC: Um case de inovação”, sobre o Centro de Treinamento do Operário no Campus Uvaranas e o potencial de promoção ao esporte por meio desta parceria, única no Brasil. “Penso que esta é uma oportunidade de mostrar que entre os pilares que constituem a Universidade, trabalhamos com inovação, de forma a pensar em como utilizá-la para melhorar a condição de vida das pessoas. No caso do projeto que apresentamos, o foco é trazer melhorias por meio da participação esportiva”, explica Dellagrana. Durante a apresentação, o diretor-geral do Ofec, Rodrigo Sautchuk, pontuou que a parceria é uma via de mão dupla: “Ela vai propiciar um crescimento muito grande pra o time, que almeja disputar grandes campeonatos e também vai é proporcionar que os alunos e professores da UEPG posso utilizar o Clube como um grande laboratório”.
No mesmo dia, a coordenadora do CEE, professora Cleise Tupich Hilgemberg, ministrou a palestra “Inovação e Empreendedorismo na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães Cordeiro, no bairro Coronel Cláudio. A apresentação contou com a presença de cerca de 100 pessoas, em sua maioria professores da Rede Municipal de Ensino, e abordou formas de trabalhar o tema em aula. “Empreendedorismo, na verdade, é o estímulo para o desenvolvimento de novas forma de pensar. Foi muito prazeroso realizar a atividade e promover uma palavra de incentivo aos professores que apostam no ensino do empreendedorismo em sala de aula”, celebra a coordenadora.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia