A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou parceria para oferecer formação voltada à promoção de justiça para minorias sociais. O curso I Formação Especializada em Justiça Restaurativa para Pessoas Negras, LGBTQIAP+, Indígenas e do Campo será oferecido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Ponta Grossa (Cejusc), nos dias 20 a 27 de abril e 04 a 11 de maio.
A parceria recebeu inscrições de vinte e seis acadêmicos pertencentes aos grupos para quem a formação é destinada. A seleção dos participantes se dará pela análise da carta de intenções, enviada no momento da inscrição, e a realização de entrevistas, que acontecem entre hoje e amanhã (15 e 16 de abril). O resultado com os nomes dos alunos selecionados para a realização dos cursos, será divulgado amanhã, 17, na página da Prae, no site da UEPG.
O curso oferece aulas teóricas remotas que serão disponibilizadas pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), e atividades práticas, que ocorrerá paralelamente na sede do Cejusc. A formação busca aprofundar e desenvolver com os estudantes conhecimentos sobre a Justiça Restaurativa.