A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), vai participar do Programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa, ofertado pelo Sebrae e com o apoio do programa Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa. Além da Agipi, participa também a incubadora Sprint da UTFPR.
“O programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa é destinado a qualquer pessoa da região interessada em empreender que tenha uma ideia inovadora para desenvolver. Ideal para quem busca testar e prototipar um Produto Mínimo Viável (MVP) no mercado, mas necessita orientação sobre como começar e avançar”, afirma o diretor da Agipi, professor Albino Szesz Junior.
Albino diz ainda que o programa será estruturado em seis encontros noturnos no Sebrae Ponta Grosa com temas essenciais para empreendedores, desde a organização até a exposição de projetos inovadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de abril (próxima segunda-feira) neste link. Os encontros acontecem todas as terças-feiras a partir de 23 de abril até 21 de maio com os seguintes módulos: organizar, validar oportunidade, solução, validar mercado e comportamento empreendedor e time. Em 23 de maio, acontece a Mostra de Projetos Inovadores.
“É fundamental continuar promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo, por meio de capacitação e inspiração mútua para realizar grandes feitos”, garante o professor Albino. Cada um dos idealizadores do evento contam com um papel específico: o Sebrae oferece conhecimento e direcionamento, enquanto a UEPG e a UTFPR, por meio de suas respectivas incubadoras, apoiam a incubação desses projetos. “Além disso, o programa se beneficia da parceria com o ecossistema de inovação Vale dos Trilhos em Ponta Grossa, que se dedica a unir esforços dos diversos atores locais para criar um ambiente propício à inovação, visando construir uma cidade inteligente e sustentável”, complementa. Segundo ele, esses esforços conjuntos são fundamentais para moldar um futuro promissor, “enfatizando a importância de preparar o presente com uma visão de futuro. Essa é a missão que nos guia em nossas iniciativas e colaborações”.
Agipi é um importante agente para a inovação em Ponta Grossa
A Agipi da UEPG tem um papel fundamental na gestão de políticas de inovação tecnológica e propriedade intelectual, fortalecendo a ligação entre a universidade e o setor empresarial. Por meio da Inprotec, sua incubadora de projetos inovadores, a Agipi apoia diretamente a incubação de ideias, oferecendo suporte técnico e administrativo necessário para transformar ideias em negócios sustentáveis e inovadores. É o que afirma o professor Albino. “Após o programa de pré-incubação, as melhores ideias são convidadas a prosseguir para a fase de incubação na própria UEPG, onde podem continuar a desenvolver-se com recursos e orientação especializada”, completa.
Os projetos de pré-incubação são vitais para desenvolver um ecossistema de inovação envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo, conforme enfatiza Albino. “Eles promovem a aplicação prática de pesquisa e tecnologia em soluções comerciais, beneficiando egressos e pesquisadores ao proporcionar uma plataforma para transformar teoria em prática, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Nossa missão é oportunizar a incubação de projetos inovadores e tecnológicos, junto à UEPG é a nossa visão é ser referência nos Campos Gerais, contribuindo para o pleno desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Paraná”, finaliza.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia