Com uma potente mensagem sobre o poder de cada criança em se tornar um poeta ou poetisa, a peça ‘Carmela, Caramelo e Remela’ foi vista por 5,8 mil alunos de 37 escolas da Rede Municipal de Ensino em apenas cinco dias nesta semana, de 1º a 05 de abril, no Cine-Teatro Ópera, em Ponta Grossa.
A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e patrocinadores. Todos os alunos foram transportados pelas 37 unidades escolares participantes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A peça teatral infantil faz parte do programa Crianças do Teatro – 2ª Edição, realizada no mês de abril.
Os estudantes se divertiram com a peça, baseada no livro “Quando eu era Pequena”, da poetisa Adélia Prado, com produção da X-Plan Produções Artísticas e com a direção de Giovana de Liz.
“O espetáculo começa com quatro crianças brincando em uma biblioteca. Quando encontram o livro da Carmela, que é o pseudônimo da Adélia Prado, resolvem cada uma virar Carmelas e viver uma parte do livro”, explica a diretora da peça.
Roteiro
Durante a aventura os pequenos espectadores acompanham os personagens Feijó, Cadu, Teteia e Babu em um caminho repleto de imaginação, descobertas, música e poesia, com canções tocadas ao vivo. “Esta é uma mensagem que buscamos passar sempre em nossas ações na Secretaria Municipal de Educação, demonstrando que cada um e cada uma de nossas crianças tem sim esse poder de imaginar, criar e tornar-se um poeta ou poetisa”, comenta a professora Liz Angela Gonçalves, coordenadora dos projetos de leitura da SME.
Apoio
Com duração de 40 minutos, o espetáculo é indicado para crianças de 6 a 12 anos. A entrada é gratuita e faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria Estadual da Cultura e Palco Paraná, com patrocínio da Audi Brasil e apoio da Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipal de Educação e de Cultura.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia