As equipes das secretarias de Educação de Guarapuava e Ponta Grossa tiveram uma rica troca de experiências e informações nesta semana. Uma comitiva de gestores da educação do município de Guarapuava visitou a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, visando conhecer a estrutura, organização e projetos realizados pela SME. O objetivo é compartilhar conhecimentos para aprimorar as práticas de gestão e educacionais.
O time de professores de Guarapuava foi recepcionado pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, que apresentou os principais projetos da SME e deu detalhes sobre as ações do órgão, entre eles os projetos Sinapses Criativas, English For Kids, Laboratório de Aprendizagem Criativa (vencedor do Prêmio Gestor do Paraná) e CIAC Superação, entre outros.
“Valorizamos muito esta conexão entre os gestores e equipes da educação. A troca de experiências possibilita que um município encontre no outro a solução para uma situação difícil, ou ainda inspiração para inovar e melhorar as suas práticas. Nós estaremos sempre disponíveis para compartilhar as nossas ações e sempre buscamos também referências, pois isso traz mais eficiência para a gestão, para o uso dos recursos públicos e ajuda no aprendizado dos alunos”, considera a secretária Simone.
O grupo contou com pessoal de diversas áreas, incluindo Educação Infantil, Fundamental, Especial Inclusiva e Inovação, além das áreas administrativas, como Recursos Humanos e Transporte Escolar. A visita é uma retribuição, uma vez que a equipe técnica ponta-grossense também conheceu as práticas da sua homóloga, no município de Guarapuava.
A professora Rejane Luz, que assume a secretaria de Educação de Guarapuava a partir de 1° de abril também valorizou a visita. “São municípios diferentes, com muitas particularidades, mas que possuem desafios semelhantes. Estamos saindo com conhecimentos mais amplos e com segurança em alguns anseios. Nossas preocupações não são diferentes e o encontro nos agregou muito. Além disso, fomos muito bem recebidos”, relata a secretária de Guarapuava. “Foi uma troca de experiência muito rica e que vai agregar muito em nosso dia a dia”, considera.
Conhecendo o LAC
Rutineia da Rosa Blaka, professora que faz parte do time de tecnologia educacional em Guarapuava, destacou a metodologia utilizada no Laboratório de Aprendizagem Criativa de Ponta Grossa. “Nós amamos o trabalho e vimos como os alunos gostam da metodologia aplicada”, comenta a professora.
“Na metodologia do LAC, a professora regente da turma trabalha junto com a professora de tecnologia do LAC. Achei interessante a forma como isso é trabalhado na sequência didática e na interdisciplinaridade, na qual os alunos têm maior facilidade de aprender tendo junto a professora regente da turma, que vai auxiliar a professora de tecnologia no LAC. A gente percebe também que os alunos participam do processo, e assim flui muito bem porque o aluno é o protagonista do processo de ensino aprendizagem”, analisa a professora.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia