A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o diretor da empresa Hi-Mix para conhecer o supercomputador indiano do projeto Novos Arranjos Tecnológicos (Napi) em Bioinformática. Celso Saito, diretor-presidente da fabricante de peças de microeletrônica, visitou o equipamento chamado Paramshavack, feito pelo Centro para o Desenvolvimento de Computação Avançada (C-dac), da Índia, no Campus Uvaranas. A visita aconteceu em 12 de março e foi mediada pelo coordenador do Napi da UEPG, professor Roberto Ferreira Artoni; Jorge Edison Ribeiro, pesquisador-sênior da Fundação Araucária; e o diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da UEPG, Luiz Gustavo Barros.
O projeto é da Fundação Araucária, em parceria com a UEPG, o C-dac e a Hi-Mix. O objetivo da vinda de Saito foi conhecer o espaço onde está armazenado o Paramshavack e que receberá outros equipamentos em desenvolvimento pelo projeto Rede Paraná de Supercomputação, da qual integra o Napi em Bioinformática. Por meio da transferência da tecnologia indiana do Paramshavack, o projeto visa desenvolver equipamentos de supercomputação que integrarão uma rede em todas as universidades estaduais do Paraná. A Hi-Mix atuará, por meio de convênio com o Napi em Bioinformática, no impulsionamento da cadeia produtiva de componentes para supercomputação do projeto.
A participação da Hi-Mix no projeto se deu por intermédio da Fundação Araucária, por reconhecimento do expertise da empresa na fabricação de componentes eletrônicos diversos. “A visita ao Napi foi muito proveitosa e confesso que fiquei impressionado positivamente, pois não conhecia o Campus da UEPG. Fico feliz em saber que o nosso estado tem instituições de ensino com este nível de excelência e profissionais altamente capacitados. Nossa expectativa é participar apoiando o processo de fabricação das placas e dos supercomputadores”, relata Saito. O empresário destaca que, com os investimentos do Governo do Estado do Paraná, em conjunto com a parceria na transferência da tecnologia indiana, será possível dar um passo muito promissor para o desenvolvimento nacional de supercomputadores.
O coordenador do Napi em Bioinformática, professor Roberto Artoni, do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética da UEPG, explica a importância da visita do empresário: “A Hi-Mix é uma empresa paranaense com projeção internacional na área de microeletrônica. A parceria deles nessa empreitada representa uma ponte super importante entre Universidade e empresa em benefício da sociedade”. Ele destaca que o investimento em alta tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento de pesquisas, sobretudo na organização de dados. “A tecnologia veio para amenizar tempo e trabalho. Na área de genética, por exemplo, trabalhamos com genomas com configurações de bases na escala de bilhões. A computação avançada transforma amostras em dados que serão interpretados pelos cientistas”.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia