Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Ensino Formação

UEPG e Secretaria de Inovação planejam curso de formação tecnológica para estudantes

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o assessor técnico da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado do Paraná, Fernando Pacheco, para apresentar o projeto de educação tecnológica “Talento Tech-PR”

25/03/2024 14h17 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o assessor técnico da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado do Paraná, Fernando Pacheco, para apresentar o projeto de educação tecnológica “Talento Tech-PR”. A reunião aconteceu na última terça-feira (19), na Sala dos Conselhos da Reitoria, com a presença do vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; a coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), professora Patrícia Vosgrau; o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), professor Albino Szesz Junior; e chefes de setores do conhecimento.

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

Durante a reunião, Pacheco explicou como se dará o desenvolvimento do projeto, que terá coordenação da UEPG e realizado por todas as universidades estaduais do Paraná. O projeto Talento Tech-PR promoverá a capacitação em tecnologia de informação e comunicação para alunos de Ensino Médio e Superior de instituições públicas e que moram em 50 município com os mais baixos indicadores no Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM).

A iniciativa visa formar três mil jovens ao longo de três anos, com cursos ofertados pelo Nutead, compostos por aulas a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), e atividades praticas presenciais, em locais a serem definidos pela Secretaria de Educação do Paraná (SEED). O projeto receberá o investimento de cerca de R$ 60 milhões, dos quais boa parte será empregado no pagamento de bolsas para os estudantes inscritos. A iniciativa contará com a participação de empresas do setor de tecnologia e informação, as Big Techs, para a garantia de ofertas de emprego aos participantes ao fim da formação.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, relata satisfação com o resultado da reunião. “Esta é uma proposta ousada, que conta com grande volume financeiro e envolvimento de todas as universidades estaduais. A ideia do projeto é garantir que os estudantes recebam qualificação profissional adequada na área de tecnologia da informação e ao mesmo tempo permaneçam em seus municípios”. A coordenadora do Nutead, professora Patrícia Vosgrau reforça que a iniciativa terá impacto regional. “O início desse processo de profissionalização para nossos jovens também pode contribuir com o desenvolvimento regional onde as turmas estarão alocadas”, exalta.

As atividades do projeto Talento Tech-PR estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre de 2024. A abertura das inscrições será divulgada pelos canais oficiais (site e redes sociais) da UEPG.

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

 

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

 

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

 

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

 

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

 

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.