Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Ensino Atividades

Projeto TEBS da UTFPR Ponta Grossa promove atividades em escolas

O Torneio Estudantil de Biologia Sintética buscou desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo nos colégios

21/03/2024 16h02
Por: Redação Fonte: UTFPR
Divulgação
Divulgação

O Torneio Estudantil de Biologia Sintética (TEBS) é uma competição que envolve a elaboração de um projeto de biologia sintética pelos estudantes participantes. O projeto TEBS surgiu com a proposta de fomentar a difusão científica e o interesse pela biologia sintética entre os discentes do ensino médio. Este trabalho é uma iniciativa da professora orientadora Sabrina Ávila Rodrigues junto aos extensionistas da equipe de competição de Biologia Sintética do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto tem duração, em média, de duas semanas e culmina em uma apresentação dos projetos  pelos estudantes em um evento final.

A primeira vez que o projeto foi aplicado, aconteceu no Instituto Federal do Paraná, para os alunos do ensino médio. Durante o segundo semestre de 2023, o Colégio SESI e o Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay também receberam o projeto e contaram com a presença de aproximadamente 100 alunos.

A biologia sintética envolve a construção de sistemas biológicos capazes de desenvolver funções de interesse, como a produção de medicamentos e biocombustíveis, por exemplo. O projeto foi dividido em duas etapas: apresentação de conceitos teóricos, adaptados aos conhecimentos dos estudantes, e formação das equipes, depois, a aplicação dos projetos e amostra dos resultados. A etapa de aplicação pode ser realizada no Campus da UTFPR com acompanhamento e monitoria, além de ser uma oportunidade dos alunos conhecerem os laboratórios.

Conforme o Torneio é aplicado nas escolas, a equipe recolhe feedbacks para tornar essa experiência cada vez mais agradável aos alunos do ensino médio. O grupo do projeto percebeu que o incentivo ao estudo da biologia sintética confere aos alunos de ensino médio a oportunidade de despertar o senso científico. Além de ser uma oportunidade para explorar a criatividade e habilidades de pesquisa e comunicação, assim também incentivando a busca pelo ensino superior.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.