Segunda, 30 de Junho de 2025 (42)99838-3791
Diversão & Arte Saúde mental

Piraí do Sul recebe matriciamento em saúde mental

Na última semana, o município de Piraí do Sul recebeu mais uma ação de qualificação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde)

18/03/2024 13h59
Por: Redação Fonte: Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais
Divulgação
Divulgação

Na última semana, o município de Piraí do Sul recebeu mais uma ação de qualificação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Profissionais da Atenção Primária (APS) receberam equipe da Linha de Cuidado em Saúde Mental. “Abordamos temas como a estratificação de risco, o processo de organização do trabalho, bem como os pacientes elegíveis para o Programa Qualicis”, conta a coordenadora da subsede de Castro, Flavia Queiroz. Os pacientes de Piraí são atendidos neste município, devido à proximidade.

A classificação dos pacientes nas Unidades Básicas, conforme a coordenadora, é questão essencial para o bom atendimento na Rede. Na Linha de Cuidado à Saúde Mental, os casos vão dos transtornos mentais comuns a severos, e, também, os casos de dependência de álcool e outras drogas. Para tratar dos pacientes, a Linha conta com profissional psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, além de enfermeiras e ponto de apoio.

Para dar mais suporte aos municípios, o CimSaúde aproveita os momentos de matriciamento do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) para a discussão de casos considerados mais complexos. “Foi um momento muito produtivo”, destaca a enfermeira e coordenadora da APS em Piraí do Sul, Jéssica Moura da Silva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.