Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas; protótipo utilizando inteligências artificiais como alternativa à análise de dados telescópicos; pastilhas adesivas com base enzimática para limpeza de caixas de gordura e encanamentos. Esses são os três projetos de estudantes dos Colégios Sesi finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece na Universidade de São Paulo (USP), de 18 a 22 de março.
A FEBRACE é a maior mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. São 226 trabalhos finalistas, selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 2.900 projetos inscritos.
A maior parte dos projetos finalistas da FEBRACE está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Além disso, serão selecionados nove projetos para a Regeneron ISEF 2024, a maior competição internacional do gênero, que acontecerá em Los Angeles (EUA), entre 11 e 17 de maio.
Tecnologia e sustentabilidade
O Colégio Sesi será representado por três projetos: ECOPLASF – Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas; Gal.ia: protótipo e leitura de inteligências artificiais como alternativa à análise de dados telescópicos; e Pastilhase.
Desenvolvido pelas estudantes do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão, de Curitiba, Laura de Paula Rosa, Maria Cecília Wunder de Oliveira e Vitória Simão Vernizi, a proposta do projeto ECOPLASF é reutilizar materiais que possuem alto tempo de decomposição, como os diversos tipos de poliestireno (plásticos e/ou isopores®), vidros e a fibra de coco. A equipe criou uma massa com esses resíduos e um cimento natural, e aplicou uma película protetora, feita com o isopor dissolvido em um solvente orgânico.
Na área da astronomia, o Gal.ia funciona como uma solução para a quantidade exponencial de dados astronômicos coletados pelos telescópios espaciais. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Mario Antonio Bordignon e Alice Hofelder, do Colégio Sesi da Indústria de Palmas. É um algoritmo baseado em aprendizado de máquina, estruturado para crescer e melhorar junto ao aumento das coletas virtuais e pensado para ser um sistema que englobe diversas áreas relacionadas ao espaço. Inicialmente, foi projetado para auxiliar projetos acerca dos exoplanetas, sendo capaz de separar e catalogar em alta velocidade os exemplares que melhor se posicionam na lista de candidatos à vida extraterrestre, a partir de múltiplos fatores considerados.
Já o Pastilhase, desenvolvido no Colégio Sesi da Indústria da CIC, em Curitiba, por Rebeca de Lima Oliveira Rocha, Davih Oliveira Freitag e Isabela Machado Viba, consiste na produção de pastilhas adesivas. Com base enzimática para a quebra de moléculas lipídicas presentes nas caixas de gordura e encanamentos, a ação das pastilhas resulta principalmente no glicerol, substância muito utilizada na fabricação de sabão. Além de auxiliar na limpeza e manutenção de equipamentos industriais, comerciais e residenciais, a pastilha pode ser utilizada como produto base para o desenvolvimento de outros produtos, como cosméticos. Além disso, a pastilha é 100% biodegradável e sem produtos químicos que agridem a natureza.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia