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Ensino Vagas

Campus de Ponta Grossa da UTFPR recebe vagas para docente

Ponta Grossa recebeu 9 códigos de vaga de professor do magistério superior. A divisão entre os campi teve como base proposta técnica para a distribuição das vagas

15/03/2024 13h31
Por: Redação Fonte: UTFPR
Divulgação
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Na tarde de quinta-feira, 14, de março a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIRGEP)  publicou no portal institucional o comunicado oficial que informa que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu 50 vagas de docentes da categoria de Magistério Superior. Segundo a publicação as vagas vieram via portaria conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos (MGI). Na mesma portaria, estão previstas 64 vagas para Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) para a Instituição.

De acordo com as informações publicadas pela DIRGEP a UTFPR foi a única a receber um numero tão significativos de vagas docentes e foi a segunda universidade, entre todos as 69 federais, quanto a liberação de vagas de TAEs, atrás apenas da UFMA, que recebeu 68 vagas. Essas informações tem impacto significativo para o Campus Ponta Grossa que, segundo comunicado feito pela Direção Geral do Campus recebeu 9 códigos de vaga de professor do magistério superior, “para serem distribuídas nos departamentos acadêmicos de acordo com regras que, também internamente, visam estabelecer um equilíbrio entre os departamentos e atribuições isonômicas entre todos. Aliás, essa é uma política adotada desde o início da gestão e levada à discussão no Conselho de Gestão do Campus.”

A definição quanto a distribuição das vagas dentre os campi do sistema UTFPR se deu durante a reunião da Reitoria com os Diretores Gerais dos 13 campi da UTFPR em Curitiba, realizada nos dias 5 e 6 de março.  Durante a realização de reunião a Reitoria apresentou uma proposta técnica para a distribuição das vagas, baseada em critérios classificados em cinco eixos, que vêm sendo estudados e discutidos por especialistas. Com a aprovação da proposta por aclamação, na sexta-feira, 8 de março, a DIRGEP enviou para os campi as respectivas vagas, para que sejam iniciados os processos de abertura de concursos públicos para o provimento dessas ocupações.

Segundo o Diretor Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dionizio Azeredo, o modelo proposto pela Reitoria busca uma distribuição equitativa como meio de iniciar uma correção das distorções históricas relativamente à distribuição da força de trabalho entre os campi, ao mesmo tempo em que incentiva o planejamento futuro, medindo a atratividade dos campi do sistema pela oferta de seus cursos e contabiliza a proporção de docentes da carreira EBTT, a maioria deles em vias de aposentadoria e sem a perspectiva de reposição automática, entre outros critérios.

“A atitude democrática e a busca por critérios técnicos, justos e com a finalidade de promover a equidade entre os campi da UTFPR é mérito da Reitoria que, sob a liderança do Prof. Marcos Schiefler, conseguiu conduzir as discussões visando o bem comum para além das justas e legítimas reivindicações individuais de cada um dos campi. Vamos manter esta mesma filosofia internamente, nas distribuições destas vagas entre os Departamentos Acadêmicos”, avalia o diretor do Campus Ponta Grossa.

Durante a reunião da reitoria também foi tratada a adoção de critérios para a distribuição de vagas de técnicos administrativos entre os campi do sistema.  Azeredo explica que quanto a este ponto da pauta ficou evidente situação de maior precariedade nos Campi Curitiba, Ponta Grossa e Pato Branco, nessa ordem, com base em todos os dados comparativos apresentados, sendo firmado o entendimento de que é urgente atender prioritariamente estes campi mais necessitados na distribuição das vagas de Técnicos Administrativos em Educação quando os respectivos códigos de vaga forem disponibilizados pelo MEC.

Ainda em relação às vagas de TAEs, a solução poderá ser um pouco mais demorada, pois o MEC dispõe de poucos cargos em seu banco de vagas, existindo a necessidade de que seja tramitado um projeto de lei no Congresso Nacional para a criação da maioria dos cargos de que a universidade necessita.

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