Sexta, 20 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Ensino Internacionalização

Campus da UTFPR Ponta Grossa recebe ações para debater internacionalização

O objetivo é ampliar a divulgação para os alunos de graduação sobre as oportunidades ofertadas pela universidade

14/03/2024 16h44
Por: Redação Fonte: UTFPR
Divulgação
Divulgação

A professora Cláudia Ozon, do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) conta que a expectativa com a realização desse trabalho é que mais estudantes tenham interesse pelas duplas diplomações que são ofertadas. Ela destaca que a intenção é esclarecer os acadêmicos quanto as diversas possibilidades e permitir que possam se preparar de uma forma mais adequada. “Quando nossos jovens vão estudar em um país com língua estrangeira, é como se uma janela abrisse para eles, para um mundo, e essa janela nunca mais vai fechar. E lá fora, a janela é muito maior, então esse estudante não pode ser super arraigado, por exemplo, a família, a ponto de não conseguir se virar, precisa ter certa independência e saber que ele vai conseguir se adaptar a um país diferente, estranho, e que isso vai mudar a vida dele para sempre, em um grau potencializado”, explica.

Quanto aos benefícios de participar dos programas ofertados através da Internacionalização, Claudia destaca que alguns acadêmicos nem voltam ao Brasil. “Muitas vezes esse estudante já é contratado num prazo, como o professor Guy Athanaze explicou, inferior a quatro semanas, muitas vezes já durante o estágio. (...) Então a gente pode dizer que realmente abre fronteiras. Muitas fronteiras inimagináveis. Falamos um pouquinho da questão do emprego, mas podemos pensar também na questão da formação, e não só acadêmica, mas humana também”, comenta.

Durante a visita dos professores responsáveis pelos programas de internacionalização da UTFPR na quarta-feira, 13, foi realizada uma Palestra, com alunos da graduação pela manhã no Centro de Convivência e a tarde uma reunião com os PRAINT´s, que são os professores responsáveis pela internacionalização de cada curso, no miniauditório do bloco C. Na quinta-feira, 14, foi ofertada uma oficina sobre uma aula em francês, também no miniauditório do bloco C e a Professora Nastasha participou de uma conversa com professores do campus para tirar dúvidas, na sala de reuniões da DIRGRAD.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.