Nesta quinta-feira, 14 de março, o Colégio Sesi completa 19 anos de atuação no Paraná, seguindo a missão de formar profissionais para a indústria paranaense, com visão inovadora, competências cognitivas, relacionais e protagonismo.
Em 2005, o Sistema Fiep inaugurou os Colégios Sesi na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em São José dos Pinhais. A instituição trouxe uma proposta inovadora para a educação: a metodologia baseada em projetos, chamada Oficinas de Aprendizagem. O processo de ensino, com base na interdisciplinaridade e com turmas interseriadas, chamou a atenção. O objetivo era um só: unir a teoria e a prática. A proposta inovadora já considerava resolução de problemas reais do mundo do trabalho na indústria e o desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento.
Ao longo desses 19 anos, o Colégio Sesi, sempre de olho na inovação, percebeu a importância de melhorar processos, pesquisar novas soluções, trazer novas perspectivas, sempre conectados à legislação educacional e ao que a indústria paranaense necessita. Exemplo disso é a proximidade com a indústria, fomentada por meio do “Bate-papo com a Indústria”, no qual os estudantes têm contato com desafios reais do setor e da comunidade, em parcerias que renderam premiações locais, estaduais e nacionais, como o Prêmio Construindo a Nação.
“Essa conexão entre Colégio e indústria oferece oportunidades valiosas, como estágios, visitas técnicas e interações diretas com profissionais do mercado, enriquecendo a formação tanto na prática quanto na teoria. Nossos estudantes entendem que existe muita tecnologia envolvida na indústria. Estar próximo ao ambiente industrial, permite que o Colégio Sesi apresente aos estudantes as diversas oportunidades disponíveis no mundo do trabalho”, afirma o superintendente do Sesi Paraná, Hugo Armando Ceron Molina.
Hoje, são 33 unidades do Colégio Sesi espalhadas por todas as regiões do estado, com unidades bilíngue, em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, e trilíngue, em Foz do Iguaçu.
Tecnologia na escola
Na indústria 4.0, saber sobre programação é fundamental. Esse conhecimento pode ser aplicado na criação de sistemas inteligentes capazes de coletar, analisar e utilizar dados para a tomada de decisões em tempo real, por exemplo.
Nesse sentido, em 2013, o Colégio Sesi inseriu a robótica na prática educacional. Inicialmente, como atividade extracurricular para os conteúdos de Física. No entanto, logo no ano seguinte, quando o Departamento Nacional do SESI se tornou o operador oficial da FIRST LEGO League (FLL) Challenge, a robótica entrou na disciplina de Oficinas Tecnológicas, juntamente com as noções de programação e gamificação, ampliando o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
No Paraná, o Colégio Sesi é o operador da FLL, torneio de robótica para estudantes entre 9 e 15 anos, que tem o propósito de trabalhar conhecimento teórico e prático, com foco na qualidade das relações e do processo de ensino-aprendizagem.
Ações no aniversário do Colégio Sesi
Nesta quinta-feira, a instituição lançou o concurso “Trabalhar na Indústria e estudar no Colégio Sesi, nunca sai de moda”. O tema escolhido para o aniversário de 19 anos dá luz à necessidade de preparar profissionais qualificados para a indústria da moda.
“Envolver os estudantes em temáticas ligadas ao setor industrial é essencial para termos cidadãos com pensamento crítico voltado à resolução de problemas com olhar inovador. Nesse sentido, o Sistema Fiep, por meio do Colégio Sesi, aproxima e dá mais voz à indústria, estimulando os estudantes a atuarem na indústria paranaense e tornando o estado ainda mais competitivo”, aponta a coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, Têxtil e Artefatos de Couro, Elizabete Ardigo.
Além do concurso, que vai eleger o melhor vídeo demonstrando a indústria têxtil e as oportunidades de carreira no setor da moda, os estudantes terão momentos de imersão em indústrias locais e serão incentivados a conhecer a trajetória profissional de trabalhadores da indústria.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia