O 1º Torneio de Golf-7, realizado nesta quarta-feira (13), marcou a inauguração do campo para a prática deste esporte no Paraná. Ele foi criado exclusivamente para a prática de pessoas com deficiência, pertence à Federação Paranaense de Golf-7 e fica na sede da Secretaria estadual do Esporte (Sees), em Curitiba. O campo foi revitalizado pela Federação, com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte.
Organizado pela Federação Brasileira de Golf 7 (CBGOLF-7), o torneio recebeu 60 alunos de dez escolas que ofertam educação especial. A equipe Thomaz Edson, de Curitiba, venceu a competição. Também participaram as escolas municipais Primavera, Mercedes Stresser, Fênix, Menino Jesus e Alternativa, todas de Curitiba; a Apae de Rio Negro; a Escola Joana Valache, de Quatro Barras; além das Apaes de Itaiópolis e Monte Castelo, de Santa Catarina.
“O paradesporto é uma prioridade do governo estadual. Potencializamos todos os trabalhos, em todas as modalidades, ao mesmo tempo em que fortalecemos grandes projetos que já estavam em andamento”, disse o gestor público do Paradesporto da Sees, Moisés Batista.
O presidente da CBGOLF-7, Sakae Tamura, destacou o apoio do Governo do Estado. “Foi nosso primeiro torneio da modalidade, reinaugurando o campo que existe desde 2014. Quem permitiu que ele fosse reformado e ficasse bonito foi o Proesporte”, disse.
“É muito importante ver alcance do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte. Os projetos têm alcance muito grande”, disse o coordenador do programa, Vinícius Taguchi.
SOBRE MODALIDADE– O Golf-7 foi criado exclusivamente para a prática de pessoas com necessidades especiais e já faz parte da vida de milhares de crianças. A modalidade foi criada pela professora de educação física Fátima Alves da Cruz, que enxergou nas características do golfe um caminho para o desenvolvimento de seus alunos. Diferente do Golf tradicional, com 18 buracos e sem uma distância padrão, o Golf-7 conta com apenas sete buracos, com distância de sete metros entre eles.
PROESPORTE– O último edital do programa Proesporte destinou R$ 50 milhões para a execução de projetos esportivos em 2024 e 2025, o maior fomento e incentivo da história do esporte do Paraná. Além disso, o edital busca promover a inclusão social por meio da prática esportiva.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia