O ano letivo começou, e para aqueles alunos que estão em ano de Enem e vestibulares, o tempo de dedicação e estudo costuma ser um pouco maior. A maioria das provas exige, além das questões objetivas, uma redação e a leitura de livros da literatura brasileira. Normalmente, a lista contém de 6 a 10 obras, portanto, é fundamental organizar o tempo para dar conta das leituras.
Para a professora de Linguagens Flávia Carolina Daniel , do Marista Escola Social Santa Mônica, é importante criar um vínculo afetivo com a história. “Ao ler um livro, quanto mais próximo e interessado naquele universo o aluno estiver, melhor será sua compreensão, de tempo, espaço, motivações dos personagens e enredo. Tudo isso contribui para que na hora da prova ele saiba interpretar as melhores respostas”, avalia.
Realizar a leitura da obra é sempre muito importante, mas vale lembrar que as universidades costumam cobrá-las de forma bem diversificada, comenta a professora de Literatura Brasileira e Portuguesa do Colégio Marista Paranaense, Rosane Decolin. “É preciso entender a obra pelo contexto histórico, pelo contexto literário ou interpretação direta do texto. Por isso, conhecer o contexto em que a obra está inserida e a biografia do autor ajudará muito no momento da prova”. Ouvir podcasts, filmes e peças de teatro sobre as obras ajuda a entender a história de forma didática e divertida, de acordo com Rosane.
Para a preparação da Universidade Federal do Paraná, a lista de livros conta com contos, livros contemporâneos e poesias. Confira as dicas dos professores para incluir os livros nesse ano escolar que se inicia:
Cada um possui o seu próprio ritmo de leitura, é importante respeitar é claro, mas também é possível treinar progressivamente esse aumento, lendo 20 e subindo para 30, por dia, por exemplo. O importante é definir qual livro começar. Uma boa dica também é utilizar os finais de semana, em que os estudos diminuem, para fazer suas leituras.
Para aqueles alunos que gostam de um bom esquema de resumo, ler e anotar os principais pontos vai ser importante para futuras revisões no futuro. Você pode fazer isso em um caderno como pequeno diário ou até no bloco de notas do celular.
Nada como usar a internet e a tecnologia a nosso favor. Alarmes e dispositivos que lembram o tempo dedicado para a leitura, assim como a utilização de e-books e marcações digitais podem contribuir para que o aluno se adapte a essa rotina.
Lista de Livros UFPR
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia