A vice-prefeita, Rita Araújo, e a secretaria municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, participaram na noite de quinta-feira (07), da aula inaugural do curso de Licenciatura em Computação, oferecido na modalidade EaD pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Telêmaco Borba.
A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A responsabilidade do curso é do Polo UAB. A Universidade Aberta do Brasil – UAB é um programa federal presente em aproximadamente 900 municípios nas 27 unidades da federação oferecendo cursos de graduação e especialização em regime de parceria com as Universidades Públicas Federais e Estaduais.
Além da vice-prefeita e da secretaria municipal de Educação, comporam a mesa de honra o professor doutor, Mário José VanThienen da Silva representante da UFPR, e a coordenadora do Polo UAB em Telêmaco Borba, Jocilene Pupo Ribeiro.
Rita explicou que formou-se em Farmácia e Bioquímica pela UEPG e demonstrou todo seu apreço e carinho pela universidade pública. Ela lembrou, que no tempo do ex-prefeito Eros Danilo Araújo, foi instalado o Instituto Federal do Paraná na cidade, e o único local disponível era onde então ficava o CTG. “Nós pagamos um preço, mas com educação nunca é gasto, sempre é investimento, pois transforma a sociedade. Hoje temos cerca de mil alunos fazendo cursos técnicos, tecnólogos e superior no IFPR”, destacou.
A vice-prefeita aproveitou para desejar sorte aos novos acadêmicos. “Que vocês tenham orgulho de estar fazendo um curso superior, principalmente numa área de grande demanda. Que daqui quatro anos possam levantar o canudo como formados”, discursou.
A secretaria de Educação destacou a sua gratidão pela UTFPR escolher Telêmaco Borba para abrir o curso. “Quero agradecer ao professor Mário pelo bom público que poderá fazer o curso em Telêmaco Borba, ao prefeito e a Rita que não medem esforços para manter funcionando o Polo UAB. E agradecer e desejar aos acadêmicos uma ótima jornada acadêmica”, desejou, Rosimeyre.
Jocilene explicou aos graduandos que o polo tem os tutores e está sempre a disposição dos acadêmicos. “Estou muito contente de recebe-los. Sempre que precisar do polo, nos procurem, pois temos tutores que lhes darão todo o apoio. Vocês terão dúvidas e dificuldades, mas sejam sempre perseverantes”, incentivou.
O doutor Marcos, antes de iniciar a aula inaugural, relembrou da luta para instalação do campus do IFPR na cidade e elogiou os esforços feitos na época, que estão dando frutos agora. Em seguida ele deu início à aula e tirou dúvida dos acadêmicos.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia