
Alagamentos em Francisco Beltrão: chuva de 120 mm bloqueia ruas
Rio Marrecas subiu, e um abrigo temporário é preparado para moradores que precisem deixar suas casas.
Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, registrou 120 mm de chuva entre a meia-noite e as 7h de 24 de outubro de 2026, segundo a prefeitura. O volume provocou alagamentos e bloqueios de ruas na cidade.
O Rio Marrecas também subiu, e a administração municipal prevê nova elevação do nível da água até o fim do dia. Um abrigo temporário está sendo preparado para moradores que possam precisar sair de casa. Até a última atualização das informações, não havia registro de feridos nem balanço oficial dos estragos.
Onde houve alagamentos em Francisco Beltrão
O Corpo de Bombeiros registrou um alagamento no encontro da Avenida Paraná com a Rua Giocondo Felipe durante a manhã de 24 de outubro. A prefeitura informou que houve bloqueios de ruas, mas a fonte não apresenta uma lista completa das vias afetadas.
O Parque de Exposições também alagou. As áreas próximas a ele e os entornos do córrego Progresso, do Rio Lonqueador e do Rio Urutago estão sob atenção.
Quanto subiu o Rio Marrecas
O nível do Rio Marrecas subiu 1,71 metro em 24 horas, de acordo com a prefeitura. A previsão divulgada pela administração municipal é de que ele suba mais 3,68 metros até as 23h59 de 24 de outubro de 2026. Trata-se de uma previsão, não de uma elevação já confirmada.
Dados divulgados pela Prefeitura de Francisco Beltrão em 24 de outubro de 2026
- 120 mmChuva em 7 horasEntre 00h e 7h
- 1,71 metroAlta do Rio MarrecasEm 24 horas
- 3,68 metrosNova alta previstaAté as 23h59
Onde fica o abrigo temporário
O abrigo é preparado no Centro Comunitário Luiz Hellmann, na Rua Pedro Silva, nº 144. Segundo as informações divulgadas, o espaço poderá receber moradores que precisem deixar suas casas por causa dos alagamentos.
Quais cuidados tomar nas áreas alagadas
A orientação divulgada é não atravessar trechos cobertos pela água. A população também deve manter distância das margens dos rios em elevação, de fios caídos e de estruturas danificadas.
Qual a diferença entre alagamento e inundação
Alagamento pode ser usado para descrever o acúmulo de água em áreas urbanas. Já inundação, em sentido técnico, ocorre quando a água de um curso d’água ultrapassa suas margens e alcança áreas ao redor.
Essa distinção não permite concluir que o Rio Marrecas tenha transbordado. As informações disponíveis confirmam a subida do nível do rio e os alagamentos registrados na cidade, mas não informam se houve transbordamento.
Foto de capa: Marcelo Ortolan/Wikimedia Commons (CC BY 2.5)



