Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022, cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, de 9 a 17 anos, são usuários de Internet no Brasil, sendo que 86% possuem perfis em redes sociais. Por isso, falar de segurança na internet e como lidar com as relações e emoções no ambiente virtual se torna cada vez mais essencial.
Nesta semana, 66 escolas e colégios brasileiros reuniram adolescentes para refletir sobre o tema, debatido pelo psicólogo e educador Victor Henrique Visocki, durante uma transmissão online. Ao longo da segunda-feira, 26 de fevereiro, mais de 30 mil estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio assistiram à palestra, que incluiu cuidados que crianças e adultos devem ter online e também debates sobre o que sentimos e como reagimos a diferentes situações nas redes sociais.
Na opinião de Henrique Brojato, coordenador de cuidado integral (Gerência de Identidade, Missão e Vocação) do Marista Brasil, se faz necessário debater a segurança online, que começa com atitudes offline. “Assim como pais orientam e educam os filhos para situações em casa, na escola e com conhecidos, é preciso falar sobre responsabilidade e cuidados no mundo virtual. Nossas palavras e ações importam da mesma forma nos dois ambientes”, pondera. Brojato conta que a temática da proteção de crianças e jovens é uma das prioridades do Marista Brasil. “O cuidado dos estudantes faz parte do nosso Planejamento Estratégico, é algo inerente à missão de educar”, explica.
+ Cuidado e Proteção
Nesse contexto, o Marista Brasil promove a campanha + Cuidado e Proteção, que busca promover ações voltadas à atenção psicossocial nas escolas e colégios do grupo, abordando temas relacionados ao cuidado e proteção integral de crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é envolver estudantes de todos os segmentos em temas imprescindíveis para a convivência escolar e cultura da paz.
A iniciativa, seguindo as leis nº 11.645 e 14.819, se desdobra em quatro áreas de atuação: conexão segura, combate ao bullying, valorização da vida e consciência negra.
Conexão Segura
Garantir a segurança digital é fundamental na formação de crianças e adolescentes. Por isso, a ação Conexão Segura busca promover reflexões e ações junto aos estudantes, famílias e educadores sobre como assegurar uma experiência online segura e saudável.
Combate ao Bullying
A intenção é sensibilizar a comunidade escolar, estimulando a prevenção e propondo ações concretas contra qualquer forma de violência no ambiente escolar entre os estudantes. Afinal o combate ao bullying é essencial para garantir um ambiente escolar saudável e acolhedor a todos.
Valorização da Vida
Promover o cuidado integral é fundamental para garantir o desenvolvimento pessoal e social e psicológico das crianças e adolescentes. Nesse sentido, a iniciativa tem como intenção informar estudantes, famílias e todos os colaboradores sobre formas de proteção à saúde mental e incentivar a valorização da vida.
Consciência Negra
O objetivo é ampliar a conscientização da comunidade escolar sobre questões raciais, como meio de conscientizar, sensibilizar e trazer o tema para o cotidiano de crianças e adolescentes.