Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022, cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, de 9 a 17 anos, são usuários de Internet no Brasil, sendo que 86% possuem perfis em redes sociais. Por isso, falar de segurança na internet e como lidar com as relações e emoções no ambiente virtual se torna cada vez mais essencial.
Nesta semana, 66 escolas e colégios brasileiros reuniram adolescentes para refletir sobre o tema, debatido pelo psicólogo e educador Victor Henrique Visocki, durante uma transmissão online. Ao longo da segunda-feira, 26 de fevereiro, mais de 30 mil estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio assistiram à palestra, que incluiu cuidados que crianças e adultos devem ter online e também debates sobre o que sentimos e como reagimos a diferentes situações nas redes sociais.
Na opinião de Henrique Brojato, coordenador de cuidado integral (Gerência de Identidade, Missão e Vocação) do Marista Brasil, se faz necessário debater a segurança online, que começa com atitudes offline. “Assim como pais orientam e educam os filhos para situações em casa, na escola e com conhecidos, é preciso falar sobre responsabilidade e cuidados no mundo virtual. Nossas palavras e ações importam da mesma forma nos dois ambientes”, pondera. Brojato conta que a temática da proteção de crianças e jovens é uma das prioridades do Marista Brasil. “O cuidado dos estudantes faz parte do nosso Planejamento Estratégico, é algo inerente à missão de educar”, explica.
+ Cuidado e Proteção
Nesse contexto, o Marista Brasil promove a campanha + Cuidado e Proteção, que busca promover ações voltadas à atenção psicossocial nas escolas e colégios do grupo, abordando temas relacionados ao cuidado e proteção integral de crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é envolver estudantes de todos os segmentos em temas imprescindíveis para a convivência escolar e cultura da paz.
A iniciativa, seguindo as leis nº 11.645 e 14.819, se desdobra em quatro áreas de atuação: conexão segura, combate ao bullying, valorização da vida e consciência negra.
Conexão Segura
Garantir a segurança digital é fundamental na formação de crianças e adolescentes. Por isso, a ação Conexão Segura busca promover reflexões e ações junto aos estudantes, famílias e educadores sobre como assegurar uma experiência online segura e saudável.
Combate ao Bullying
A intenção é sensibilizar a comunidade escolar, estimulando a prevenção e propondo ações concretas contra qualquer forma de violência no ambiente escolar entre os estudantes. Afinal o combate ao bullying é essencial para garantir um ambiente escolar saudável e acolhedor a todos.
Valorização da Vida
Promover o cuidado integral é fundamental para garantir o desenvolvimento pessoal e social e psicológico das crianças e adolescentes. Nesse sentido, a iniciativa tem como intenção informar estudantes, famílias e todos os colaboradores sobre formas de proteção à saúde mental e incentivar a valorização da vida.
Consciência Negra
O objetivo é ampliar a conscientização da comunidade escolar sobre questões raciais, como meio de conscientizar, sensibilizar e trazer o tema para o cotidiano de crianças e adolescentes.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia