Quinta, 28 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Ensino Evasão escolar

Programa Parceiro na Escola zera aulas vagas em duas escolas da rede pública estadual no Paraná

Tom Educação e APG Gov são as empresas responsáveis pela implementação do projeto, que promoveu a contratação de profissionais, modernização da infraestrutura escolar e investimentos em uniformes e alimentação

26/02/2024 16h51
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

O Programa Parceiro na Escola, lançado no início deste ano por meio de Parceria Público-Privada entre a Tom Educação, Apogeu Gov e o governo do Estado do Paraná, zerou o número de aulas vagas nas escolas Aníbal Khury, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais. O avanço foi possível a partir de um processo seletivo que envolveu mais de mil profissionais da educação para a contratação de 63 professores titulares e dez professores substitutos, chamados de tutores, que são jovens em formação docente e estão disponíveis diariamente para orientar os alunos e realizar atividades de reforço em caso de faltas, licenças e outros imprevistos.

Além de solucionar os problemas relacionados à falta de profissionais e aulas vagas, o Programa promoveu uma melhoria na infraestrutura das unidades de ensino, contemplando reformas de salas de aula, quadras, ginásios, banheiros e paisagismo. Houve também investimentos em tecnologias de gestão e de aprendizagem, além da compra de novos computadores e a instalação de novos laboratórios. O projeto contempla ainda a entrega de novos uniformes aos alunos e a melhoria da alimentação dos estudantes com contratação de nutricionistas e investimento nos profissionais das escolas.

Para a pedagoga Eloisa Negosek, a parceria viabilizou um sonho antigo dos professores. “Uma das maiores dificuldades que eu considero na educação, ao longo dos meus 17 anos na profissão, é a aula vaga. Mas este ano alcançamos uma grande conquista e temos orgulho de dizer que nos 200 dias letivos de 2023 não tivemos nenhuma aula vaga. Garantimos, graças aos tutores contratados na escola, que o nosso aluno tenha o direito à educação de qualidade todos os dias, com conteúdos e atividades pedagógicas que não deixam os estudantes ociosos”, afirma.

O Programa Parceiro da Escola é uma parceria entre o poder público e o sistema privado que prioriza a atuação em escolas com baixo rendimento e alta taxa de evasão, geralmente em áreas onde o poder aquisitivo das famílias é baixo. Após a aprovação da comunidade escolar, a nova gestão reúne pais, alunos, professores e funcionários para explicar como o projeto vai funcionar e mantém encontros regulares para que o canal entre todos envolvidos esteja sempre aberto.

A diretora escolar Sandra Piccinelli reconhece que o trabalho foi otimizado e que toda a manutenção, melhorias e burocracias agora ficam por conta da empresa gestora. “Eu estou fazendo o que realmente um diretor pedagógico tem que fazer: cuidar dos seus professores, dos seus alunos, dos seus funcionários e proporcionar a melhor aprendizagem para seus estudantes. A empresa vem para nos auxiliar sem tirar a importância e a autonomia do pedagógico”.

De acordo com César Cunha, CEO da Tom Educação, o intuito da PPP é “promover apoio aos profissionais da educação para que possam desenvolver seu trabalho com mais recursos a fim de contribuir para o desenvolvimento e o sucesso dos alunos”. Segundo ele, “investir em infraestrutura, tecnologia, uniformes, alimentação e outros recursos é imprescindível para garantir que os professores, coordenadores, orientadores e diretores tenham meios de promover a educação de qualidade que nossas crianças e jovens merecem”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.