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Dinheiro Ombudsman

Escritório de advocacia está entre os primeiros do Brasil a contar com um profissional ombudsman

O objetivo do Andersen Ballão Advocacia, que completa 45 anos em 2024, é abrir um novo canal de transparência e relacionamento com o cliente

26/02/2024 16h35
Por: Redação Fonte: Das assessorias
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Paolo Leif assume a posição de ombudsman do escritório Andersen Ballão Advocacia, um dos escritórios mais tradicionais do Brasil. No ano em que completa 45 anos, a ABA inova e se posiciona como um dos primeiros escritórios jurídicos do país a investir nesse tipo de canal de relacionamento com o cliente.

O movimento vem ao encontro da preocupação com a qualidade e atendimento personalizado ao cliente, que vem sendo, anualmente, reconhecidos pelos rankings renomados do país e do exterior. “Acredito que o principal objetivo da figura de ombudsman no escritório seja servir como um moderador para questões nas quais os clientes não se sintam assistidos como gostariam, fazendo a ponte entre o advogado e o cliente nos cenários de conflito relacionados aos serviços solicitados”, diz Paolo Leif Birckholz. 

O cuidado é legítimo, visto que o mercado jurídico se tornou mais dinâmico, inovador e, também, competitivo nos últimos anos. Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da International Bar Association (IBA), que reúne profissionais e entidades de advocacia de todo o mundo, atualmente o Brasil é o país com a maior número de advogados por habitante, ou seja, 1 advogado para cada 145 brasileiros, totalizando mais de 1,4 milhão de profissionais.

Por isso, além da eficiência e conhecimento jurídico, é preciso estreitar o relacionamento, por meio de uma comunicação transparente, proativa e resolutiva. Esse é o desafio de Paolo que, desde o início de 2024, atua como um facilitador do contato entre o cliente e o escritório, não somente quando provocado, por meio de questionamentos ou anseios expressados pelos clientes, como de maneira ativa, buscando soluções, adequações e inovações nos serviços a serem prestados.

A posição foi criada e apresentada aos departamentos do escritório em outubro de 2023. Na ocasião, os clientes também foram comunicados sobre o novo serviço. Segundo Paolo , ainda durante o primeiro semestre de 2024 serão realizados encontros com os clientes para apresentação do serviço e disponibilidade do ombudsman.

“Tão logo haja a apresentação dessa figura como serviço de transparência entre escritório-cliente, penso que a ferramenta venha a ser utilizada com mais naturalidade. A existência do ombudsman na ABA visa uma melhor relação do cliente com o escritório e um entendimento claro das expectativas dos serviços prestados”, conclui o ombudsman.

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