A apresentação do projeto cultural Vamos Ler – Geração Digital, edição 2024, foi realizada na quarta-feira (21), na Secretaria de Educação de Castro. A reunião que deu início aos trabalhos deste ano contou com a presença de professores e de coordenadores, representantes das turmas de 4ºs e 5ºs anos de ensino fundamental das 26 escolas da rede no município, e da assessora de Programas e Projetos Escolares da Secretaria de Educação, Ana Claudia Santos.
Representando o grupo aRede, compareceram os coordenadores do projeto, Dhiego Tchmolo e João Gabriel Vieira, e, quem deu as boas-vindas foi a secretária municipal de Educação, Rejane Nocera. “Obrigada pela presença e pelo sim de cada um de vocês”, agradeceu a secretária ao se dirigir aos educadores, convidando-os ainda a se dedicarem ao projeto em mais uma edição, e recordando números que representam a participação do município no projeto até agora.
No ano passado, por exemplo, a cidade bateu recorde com o número de materiais enviados. Tais materiais resultam das atividades desenvolvidas por alunos e professores em sala de aula, a partir de temas propostos pelo projeto, e, ao alimentarem os blogs escolares, que também são frutos do projeto, tornam-se conteúdo digital que pode ser acessado por todos, de forma bastante democrática.
Iniciativa do grupo aRede, o Vamos Ler acontece ao longo do período letivo durante o ano, quando educadores recebem orientações e são estimulados a produzirem, juntamente com seus alunos, atividades multiplataforma a partir da exploração de textos, fotos e vídeos, disponíveis no portal aRede e Jornal da Manhã. A ideia consiste em dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de educação e instituições de ensino parceiras, e em permitir que os estudantes se tornem produtores de informações, cidadãos conscientes e questionadores de sua realidade.
Cronograma
De acordo com o cronograma do projeto para o ano de 2024, até no mês de março os professores participantes irão receber capacitações, e entre março e junho ocorre o envio dos materiais produzidos no primeiro semestre do ano. O envio dos materiais referentes ao segundo semestre ocorre entre os meses de julho e novembro.
Conforme explicou a assessora de Programas e Projetos Escolares da Secretaria de Educação, Ana Claudia Santos, as atividades enviadas para o programa são classificadas em ‘gerais’ ou ‘de mídia’. As do segundo grupo, são as selecionadas para os blogs escolares.
Ao final das atividades, os professores e alunos que registraram maior número de participações, atendendo aos demais requisitos do projeto, são premiados