A apresentação do projeto cultural Vamos Ler – Geração Digital, edição 2024, foi realizada na quarta-feira (21), na Secretaria de Educação de Castro. A reunião que deu início aos trabalhos deste ano contou com a presença de professores e de coordenadores, representantes das turmas de 4ºs e 5ºs anos de ensino fundamental das 26 escolas da rede no município, e da assessora de Programas e Projetos Escolares da Secretaria de Educação, Ana Claudia Santos.
Representando o grupo aRede, compareceram os coordenadores do projeto, Dhiego Tchmolo e João Gabriel Vieira, e, quem deu as boas-vindas foi a secretária municipal de Educação, Rejane Nocera. “Obrigada pela presença e pelo sim de cada um de vocês”, agradeceu a secretária ao se dirigir aos educadores, convidando-os ainda a se dedicarem ao projeto em mais uma edição, e recordando números que representam a participação do município no projeto até agora.
No ano passado, por exemplo, a cidade bateu recorde com o número de materiais enviados. Tais materiais resultam das atividades desenvolvidas por alunos e professores em sala de aula, a partir de temas propostos pelo projeto, e, ao alimentarem os blogs escolares, que também são frutos do projeto, tornam-se conteúdo digital que pode ser acessado por todos, de forma bastante democrática.
Iniciativa do grupo aRede, o Vamos Ler acontece ao longo do período letivo durante o ano, quando educadores recebem orientações e são estimulados a produzirem, juntamente com seus alunos, atividades multiplataforma a partir da exploração de textos, fotos e vídeos, disponíveis no portal aRede e Jornal da Manhã. A ideia consiste em dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de educação e instituições de ensino parceiras, e em permitir que os estudantes se tornem produtores de informações, cidadãos conscientes e questionadores de sua realidade.
Cronograma
De acordo com o cronograma do projeto para o ano de 2024, até no mês de março os professores participantes irão receber capacitações, e entre março e junho ocorre o envio dos materiais produzidos no primeiro semestre do ano. O envio dos materiais referentes ao segundo semestre ocorre entre os meses de julho e novembro.
Conforme explicou a assessora de Programas e Projetos Escolares da Secretaria de Educação, Ana Claudia Santos, as atividades enviadas para o programa são classificadas em ‘gerais’ ou ‘de mídia’. As do segundo grupo, são as selecionadas para os blogs escolares.
Ao final das atividades, os professores e alunos que registraram maior número de participações, atendendo aos demais requisitos do projeto, são premiados
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia