Um dos principais idiomas do mundo, o alemão é a língua materna de cerca de 95 milhões de pessoas e a mais falada da União Europeia. Além disso, é a terceira mais ensinada nos Estados Unidos, depois de francês e espanhol. No Brasil, está muito presente especialmente no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Neste 21 de fevereiro, o Dia Mundial da Língua Materna, a data é comemorada junto aos 200 anos da imigração alemã, quando os imigrantes aportaram em terras brasileiras (1824). Desde então, conforme a instituição linguística Ethnologue: Languages of the World – estima-se que 1,5 milhão de brasileiros falem o alemão oficial (padrão).
O idioma alemão trouxe consigo toda uma influência para o Brasil em diversos aspectos, desde econômico, passando pelo cultural, gastronômico, educacional, turístico até o intercultural.
A Alemanha é uma das maiores economias do mundo e muitas empresas alemãs têm investimentos no Brasil. Desse modo, o conhecimento do idioma é um caminho fundamental de oportunidades de negócios e emprego, comenta o executivo brasileiro Emerson Nogueira, CEO da OKE Automotive, associada à AHK Paraná.
“O alemão é interessante pela importância da Alemanha no mundo, tanto culturalmente, como economicamente. Falar alemão abre portas para os profissionais, pela importância das empresas alemãs. É um país exportador, tem negócios no mundo inteiro, é um importante parceiro cultural e comercial do Brasil e é um diferencial poder se comunicar na própria língua dos alemães em relação a quem fala com eles em inglês”, avalia Nogueira.
O executivo, que hoje comanda seus negócios da cidade de Osnabrück, na Alemanha, aprendeu o idioma assim que iniciou a faculdade de engenharia mecânica. O sonho de Nogueira era fazer estágio em uma empresa alemã. O empresário conta que não sentiu muitas dificuldades, mas sugere, independentemente do tamanho do desafio, que o aprendiz de alemão se exponha à língua ao máximo, sem medo.
“O aluno deve usar todas as oportunidades que surgirem para praticar a língua, seja por meio de leitura, filme, televisão, falando com as pessoas, escrevendo. Tem que se arriscar. No processo de errar e acertar a gente vai aprendendo. E, claro, sempre tem histórias engraçadas, coisas erradas que acabamos falando, mas é assim que aprendemos e ficam as boas histórias no final”.
Por todos esses anos de imigração, a língua alemã se estabeleceu em diversos lugares e pode ser encontrada em escolas, clubes, festivais, entre outros locais e eventos por diversas regiões, que mantêm vivo o idioma por muitas gerações.
*Sobre a AHK Paraná –* Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia