Está chegando ao fim a campanha de 2024 do Janeiro Branco, feita anualmente para conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Neste mês, procura-se alertar sobre a prevenção e tratamento de doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia e transtorno bipolar.
O Instituto Janeiro Branco oferece diversos materiais com ideias para promover a cultura da saúde mental e, entre eles, estão programas de atividades físicas e caminhadas. O Instituto tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e inspirar a criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais das pessoas.
Para o médico ortopedista Dr. Marco Aurélio S. Neves, a inclusão de exercícios físicos entre as dicas de cuidado da saúde mental indica a relevância da relação entre a saúde física com possíveis transtornos emocionais e mentais.
“As condições físicas e a saúde mental estão interligadas de diversas maneiras”, explica Dr. Neves. “Muitas doenças ortopédicas estão associadas à dor crônica e desconforto persistente, por exemplo, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade”, conta o especialista.
As alterações na qualidade de vida e o impacto nas relações sociais também são características das doenças ortopédicas que podem levar ao desenvolvimento de sintomas depressivos, segundo o médico.
Com efeito, de acordo com o periódico Jama (Jornal da Associação Médica dos EUA), a saúde mental é indissociável da saúde física: o estudo apontou que transtornos como depressão ou problemas psiquiátricos estão cada vez mais relacionados a uma piora de todo o organismo.
O Dr. Marco Aurélio S. Neves reforça essa questão, pontuando que a “relação entre doenças ortopédicas e transtornos mentais não é puramente unidirecional”, sendo que os transtornos de saúde mental também podem impactar na percepção da dor e recuperação física.
“O tratamento holístico é essencial para promover a recuperação completa e melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir intervenções como a fisioterapia, a terapia cognitivo-comportamental, a gestão da dor e o apoio psicossocial”, diz. “A abordagem multidisciplinar é fundamental para atender às complexidades dessas condições”, finaliza o médico.
Janeiro Branco
Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o foco do Janeiro Branco é a conscientização da necessidade de cuidar de uma área específica da saúde. Segundo o comunicado do governo sobre a campanha, a razão da escolha de janeiro é a associação simbólica e cultural do primeiro mês do ano com a tendência das pessoas a refletirem sobre suas relações sociais e condições emocionais. Já o uso da cor branca, segundo o Instituto Janeiro Branco, é devido ao fato de a cor representar "folhas em branco" sobre as quais pode-se escrever expectativas e mudanças desejadas.
É possível, atualmente, obter benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a transtornos e incapacitações decorrentes de problemas de saúde mental.
“O foco da campanha é a saúde mental no geral, mas existem vários assuntos específicos dentro desse universo que podemos abordar, como inteligência emocional, felicidade e propósito no trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sinais de alerta físicos da saúde mental”, lembra o Dr. Marco Aurélio S. Neves.
Para saber mais, basta acessar http://www.drmarcoaurelio.com.br
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia