Mais protagonismo para a região. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) recebeu nesta quarta-feira, dia 29, o Plano de Desenvolvimento Integrado Regional do Programa Paraná Produtivo. A secretária estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Garnica, esteve presente durante reunião ordinária da AMCG e destacou a ação do Governo na região. “O Estado está fortalecendo as governanças. Com o programa, vamos explorar o que há de melhor em cada região”, ressalta, contando que o documento entregue contém estratégias e ações para estruturar e potencializar a economia da região, com foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.
Nos Campos Gerais, a produtividade agropecuária, e também as potencialidades dos municípios, estão entre os destaques, e devem pautar as ações da governança que será formalizada nos próximos dias. “O Programa Paraná Produtivo vem ao encontro da missão da AMCG: o desenvolvimento e o protagonismo regional”, exulta o presidente da entidade e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro.
Conforme o presidente, com a participação da sociedade civil organizada, o Plano Regional prioriza as áreas que devem receber recursos. “Percebemos pela ampla participação dos gestores - representantes dos 19 municípios participaram das oficinas -, o anseio por esse desenvolvimento regional”, comemora. “Nossa região é riquíssima, com o protagonismo em diversas produções agropecuárias, como soja, trigo, leite, mel, tomate e tabaco. Estamos na liderança, não só no Estado, mas no país”, dispara.
O coordenador do Programa, Marcelo Percicotti, também evidenciou as potencialidades.“A região dos Campos Gerais tem um imenso potencial industrial e no agronegócio. Isso se reflete nos vultosos investimentos que estão sendo feitos em Telêmaco Borba, Ortigueira, Ponta Grossa e Castro”, acrescenta.
O Paraná Produtivo tem atuação em quatro eixos, sendo infra-estrutura, sistemas produtivos, pessoas, e governança e gestão. Na região, o fortalecimento da agroindústria e agricultura familiar foi elencada como primeira ação. “Esperamos ampliar e melhorar nossas cadeias produtivas. Queremos otimizar o que já temos e mapear o que ainda precisamos implementar”, revela Carneiro.
O Programa está em andamento com uma comissão provisória formada por poder público, privado, sociedade civil e academia. Nos próximos dias, a diretoria deve ser eleita.
Caminhos dos Campos Gerais
O anuário Caminhos dos Campos Gerais teve a sua 13ª edição lançada durante reunião da AMCG. Com o tema “A Força do Agro”, a publicação traz os indicadores de 31 municípios. “Os livros publicados pelo Grupo ARede ao longo desses anos retratam o crescimento de nossa região. Já foram diversos os temas abordados. Este ano colocamos na vitrine o agronegócio, segmento que sustenta os Campos Gerais”, explica o diretor do Grupo, Eloir Rodrigues.
Para o presidente da AMCG, publicações que evidenciam o que há de melhor nos Campos Gerais são essenciais. “O anuário é uma ferramenta que os gestores podem utilizar para otimizar os recursos, e buscar novos investimentos”, avalia.
Anfitrião do evento desta quarta-feira, o vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Hladyszwski, enfatizou a pujante economia da região. “Essa vocação já é secular em nossos Campos Gerais”, finaliza.
Cooperativa busca fomentar a Ovinocultura
O plano de fomento da produção de ovinos na região foi apresentado aos gestores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais na manhã desta quarta-feira. Com mais de 150 associados, a Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais, Coopegera, pretende ampliar atuação e ser referência na produção, além de organizar a cadeia produtiva regional. “Nossa entidade foi fundada em 2016. Já avançamos, mas ainda temos muito a crescer”, aponta o presidente, Thiago Ozatczuk.
Na região, o município de Ipiranga deu início ao plano de fomento. Foi o primeiro a firmar convênio com a Cooperativa. Com a proposta, os produtores garantem a qualificação e o monitoramento da produção. “Ipiranga já está bem avançada na produção de ovinos”, aponta o prefeito Douglas Modesto. “Estamos com projeto piloto no município, mas em tratativas com outros da região para que possamos ampliar”, antecipa o presidente da Cooperativa.
Para a ampliação, a Coopegera busca o apoio da AMCG. “Nós pretendemos fomentar, já que o projeto busca desenvolvimento sustentável dos nossos municípios”, antecipa o presidente e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, destacando que a qualidade da produção, a geração de novos empregos e a possibilidade de investimentos.
Diretor técnico da Coopegera, Izaltino Cordeiro dos Santos destaca a potencialidade do consumo da carne de ovinos e caprinos no mundo, e as possibilidades para os Campos Gerais. “A carne é de ótima qualidade e com baixo teor de gordura”, explica. “A procura vem aumentando exponencialmente em todo o mundo”, completa.
Durante a apresentação do projeto na reunião da Associação, também estiveram presentes o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos, a Ovinopar, Pedro Rocha, o secretário de Agricultura de Ipiranga, Faustino Pereira, e o empresário Augusto Lopata. “O Lopata é um dos nossos investidores. Ele está construindo no município de Reserva um frigorífico para o abate destes animais”, conta Ozatczuk. O Frigoville já conta com inspeção federal e pode iniciar funcionamento já exportando seus produtos.
Divulgação/AMCG



















48 fotos Ponta Grossa realiza 1ª reunião do Projeto Raiz, Cultura e Produto 2024
94 fotos Apresentação dos alunos de canto do Conservatório Maestro Paulino
45 fotos Municípios da AMCG aderem a novo programa de regularização fundiária
101 fotos Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa apresenta concerto para crianças
46 fotos Ponta Grossa realiza Semana da Cultura
27 fotos Ponta Grossa lança o projeto Satélite Cultural
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia