Quarta, 18 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Inovação Tecnologia

Por que minha empresa deve investir em SAP BTP?

A personalização dos sistemas de dados garante processos mais ágeis, modernos e econômicos para as companhias

14/12/2023 14h18
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/Banco de Imagens
Reprodução/Banco de Imagens

As transformações do mercado e o fator concorrência impõem constantes atualizações de sistemas de desenvolvimento nas empresas. Quanto mais ágil, integrado e personalizado for o processo, igualmente mais rápida a reação às frequentes mudanças, sem se perder pelo caminho e ficar para trás.

Justamente por uma melhora na estrutura de custos e acesso a tecnologias de ponta para inovação, o mercado brasileiro acelerou o passo para a migração de sistemas para a nuvem no terceiro trimestre de 2023. A SAP Brasil, líder no mercado de software ERP, viu a receita crescer em dois dígitos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2022.

Entre as ofertas está a plataforma de inovação BTP (Business Technology Platform), que reúne um pacote de serviços usados para acelerar o desenvolvimento de aplicativos e integração de ferramentas, com a aplicação da inteligência artificial.

O BTP é muito diferente de outros tipos de inovação. Em uma única tecnologia, ele entrega praticamente tudo, sob cinco pilares: tecnologia para desenvolver aplicações novas, automação, integração, agrupamento de dados e inteligência artificial.

Rodrigo Krüger, Product Director da NTT DATA, que desenvolve soluções de estratégia e de negócios com uso da aplicação, compara a plataforma BTP a produtos e serviços de outras soluções, por exemplo. “Em outros sistemas não é possível ter todas essas funcionalidades. É preciso vários serviços pequenos, que se conversam e sejam compatíveis entre si, ou da mão de um arquiteto para fazer com que eles funcionem.”

O BTP tem a grande vantagem de facilitar e acelerar o desenvolvimento em, pelo menos, 40%, também com redução de tempo, custos e pessoas. Uma indústria, por exemplo, com suas centenas de máquinas para produção e que dependem de manutenção periódica, pode se beneficiar do uso da inteligência artificial do BTP para garantir  manutenção no tempo certo, evitando custos desnecessários e quebra de produção.

“Um microfone conectado ao sistema, que identifica alterações no ruído da polia de uma máquina que transmite potência e velocidade, é capaz de transmitir a informação de modo automático ao sistema. Este se encarrega de abrir o chamado de manutenção, sem precisar da intervenção humana. Esse um exemplo da eficiência da aplicação da inteligência artificial na indústria e, mais importante, como colabora para reduzir custos e tempo”, afirma.

Parece simples, mas várias tecnologias de AI estão embarcadas nesse exemplo, para reconhecer uma máquina que está com defeitos: sinais sonoros, módulo de gestão de manutenção, integração de sistema, “conversa” entre os dados, etc. “Tudo isso é feito com apenas uma solução, o BTP. Se fosse fazer com outro sistema, seria necessário cerca de 16 tecnologias diferentes e talvez até o envolvimento de muitas pessoas”, analisa o diretor da NTT DATA.

Case de automação

Um outro exemplo envolve o pilar da automação. Por meio de desenvolvimento de aplicação, integração de dados e inteligência artificial, o BTP é capaz de reconhecer simples textos de e-mail.

O cliente envia um e-mail para uma empresa e pergunta, por exemplo: “Qual o status da fatura 9823-422 do dia 3 de fevereiro de 2022? Como explica Rodrigo Krüger, é um e-mail de texto puro enviado para uma caixa de correio de uma empresa e que, supõe-se, será recebido e lido por um humano. No entanto, como revela o diretor da NTT DATA, trata-se de um robô, que interpretará o texto e reconhecerá a fatura e data solicitada, localizará e consultará a fatura no sistema SAP e devolverá o e-mail com o status da fatura, sozinho.

“Nesse caso, a interação humana é facilitada com o BTP e é um exemplo típico de inteligência artificial. Não é necessário que o cliente acesse um site e insira o código da fatura para saber o status. Aqui foi necessário apenas criar um e-mail para o cliente perguntar o que precisa. O restante, o robô faz”, destaca. Krüger cita que esse case foi desenvolvido pela NTT DATA para uma companhia estatal de serviço, por meio de SAP BTP.

Conceito de elasticidade

A aquisição de créditos de SAP para usar o BTP segue o conceito de elasticidade. Paga-se conforme o uso. Se houver a necessidade de fazer uma nova aplicação, como um cadastro de clientes, por exemplo, créditos serão consumidos, conforme o tamanho da aplicação. “Se for enorme, que sustenta 50 mil pessoas, vai consumir um valor maior. E se não precisar mais da aplicação, deleta e os créditos param de ser consumidos”, explica Krüger.

Qualquer empresa pode usar serviços do BTP pelo site público https://discovery-center.cloud.sap/index.html, mas é preciso de uma empresa como a NTT DATA para implementar e  aplicar todas as funcionalidades que o BTP traz, e ainda poder personalizar de acordo com necessidade da empresa,. “A NTT, somando todo potencial mundial, possui centenas de profissionais certificados para trabalhar com BTP. É nosso diferencial perante os concorrentes”, destaca Krüger.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.