Terça, 12 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Viagens Férias

Dicas para viagens de fim de ano

Vai viajar no fim do ano? Então não perca essas dicas infalíveis para um passeio tranquilo e agradável!

13/12/2023 14h24
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Fim de ano chegando, férias, verão…Tudo pede por uma só coisa: uma bela viagem! E esse é o desejo da maioria dos brasileiros nessa época, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box deste ano.

De fato, é um momento muito oportuno para conhecer lugares novos, rever parentes e amigos em diferentes cidades ou estados e até matar a saudade de algum lugar marcante da sua infância.

Porém, justamente pela alta temporada, é preciso estar atento para vários detalhes. As agendas de reserva de voos, por exemplo, ficam lotadas. É hora de prestar atenção para não perder oportunidades únicas. 

Acompanhe, ao longo da lista, uma variedade de dicas e estratégias para não ficar perdido com tantas preocupações e fazer uma excelente viagem para qualquer lugar que você escolher.

1 - Escolha o destino

Parece bobo, mas começar definindo um destino certo é a base de tudo para uma boa viagem. No entanto, é muito fácil fugir do caminho nessas horas.

Isso porque muitas pessoas costumam abrir o mapa, ver o máximo de lugares próximos a uma capital ou lugar de preferência e decidem fazer um mix de viagens numa só.

Isso pode dar certo em alguns casos, pois exige muita disciplina e um planejamento impecável para tudo ocorrer bem. Mas aumenta significativamente a chance de haver algum imprevisto ou até um gasto inesperado.

Por isso, o recomendável é estar com um destino em mente. Assim, será mais fácil criar um roteiro para sua viagem, montar sua mala e, principalmente, aproveitar o melhor desse lugar.

Considere sempre alguns aspectos principais na hora de escolher o seu destino, como:

  • Clima;

  • Hospedagem;

  • Atrações próximas;

  • Alimentação;

  • Transporte e acesso;

  • Entre outros.

Defina suas prioridades, escolha as atividades que deseja realizar e os locais para visitar. Finalmente, considerando todos os pontos citados acima, decida para onde você vai nesta viagem.

2 - Monte o roteiro da sua viagem

Destino definido, agora é hora de dar o próximo passo: elaborar um plano de viagem. Esta é outra etapa importante, pois aqui serão estabelecidas as dimensões e pontos principais da viagem. Veja:

Defina o objetivo da viagem

O objetivo de uma viagem é o que te faz ficar longe do celular, não olhar e-mails desnecessários do trabalho nas férias e ajuda até na escolha de atividades e pontos turísticos.

Você vai viajar para conhecer pessoas novas? Lugares diferentes? Deseja experimentar pratos que nunca viu? Você vai sozinho ou acompanhado? Uma mala grande ou várias pequenas?

Essas são perguntas que podem ser facilmente esclarecidas quando se verifica o objetivo de sua viagem. 

Determine o seu orçamento

Mais importante do que viajar bem, é viajar com segurança financeira. Pois com um orçamento pré-estabelecido, fica evidente o que vale a pena ou não fazer.

Nesse sentido, verifique quanto você deseja levar consigo, qual é o limite de gastos e até onde é aceitável desembolsar um bom dinheiro.

Saiba como calcular os gastos da sua viagem, e evite surpresas desagradáveis!

Se você é do tipo de pessoa que ama guardar lembranças, não se esqueça de reservar uma quantia para comprar pequenos artigos decorativos do local visitado.

Calcule o tempo da viagem

Muito ligado ao orçamento está o tempo da viagem. Infelizmente, uma hora ela precisa acabar.

Então, certifique-se de calcular o tempo ideal para realizar todas as atividades e visitar todos os lugares planejados.

Escolha destinos secundários viáveis para visitar

Como dissemos, fazer um mix de viagens pode não ser uma boa ideia, mas isso não te impede de visitar alguns lugares próximos ao seu destino principal.

Para isso, basta você fazer uma pesquisa minuciosa e planejar com antecedência detalhes como: rotas, transporte, onde comer e as maravilhas turísticas mais importantes da região.

É o famoso “bate-volta” para conhecer um local diferente.

Encontre o local ideal para hospedagem

A hospedagem é parte importante de uma viagem, e a escolha do lugar ideal para passar as noites deve se basear tanto nas suas prioridades, quanto no seu conforto.

Nesse caso, hotéis de luxo são uma ótima pedida para noites confortáveis, muita sofisticação e benefícios exclusivos.

Vale a pena investir em uma estadia de qualidade para fazer os dias renderem mais!

3 - Faça sua mala

Roteiro feito, vamos passar para as malas! Comece separando itens essenciais, aqueles que você praticamente não vive sem.

As roupas devem ser selecionadas com base nos destinos pretendidos e no clima da região. Não se esqueça de verificar se pegou trajes diferentes para ocasiões especiais, como um jantar.

Hospedando-se em um hotel, é provável que os quartos possuam amenities, caso contrário, procure levar artigos de uso pessoal e íntimo, como sabonetes e xampu. A escova de dentes também não pode faltar!

Não leve roupas demais se for ficar poucos dias. O ideal é conciliar a quantidade de peças com o tempo de viagem.

Coloque as peças mais pesadas e menos utilizadas no fundo da mala e deixe roupas e objetos usados com mais frequência em bolsos mais acessíveis.

4 - Fique atento com os documentos necessários

Nada de viajar “sem lenço nem documento”, como propunha Caetano Veloso, na letra de sua canção “Alegria, Alegria”. Fique atento com a documentação necessária, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):

Para viagens dentro do país:

  • Crianças até 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis: Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte).

  • Adolescentes entre 12 e 15 anos, acompanhados dos pais ou responsáveis: Documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte) e documento que comprove a filiação ou vínculo com o responsável.

  • Viajantes brasileiros a partir de 16 anos: Documento de identificação civil com foto. Exemplos: Carteira de Identidade Civil (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Viagens para fora do país:

  • Crianças e adolescentes até 17 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis: passaporte brasileiro válido.

  • Adultos: Passaporte brasileiro válido.

Em viagens para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, o RG também é aceito pelas autoridades.

Vale lembrar que alguns países exigem um visto, que é emitido pelas embaixadas e consulados de cada nação. Por isso, verifique antes de sair de casa.

Além disso, é muito importante levar carteira de vacinação válida e o Cartão Nacional de Saúde ou cartão do plano de saúde. Segurança em primeiro lugar!

5 - Escape de imprevistos com um seguro viagem

Você está em outro estado, onde seu plano de saúde não cobre, e começa a se sentir muito mal. Desesperado, você só pensa nas longas filas de espera, até que lembra que possui um seguro viagem…

Imprevistos acontecem e saber lidar com eles é essencial para evitar danos maiores. O segredo é manter a calma e agir racionalmente, sem deixar as emoções falarem mais alto.

Em muitos casos, um seguro viagem pode ser a solução para evitar imprevistos ou, pelo menos, estar assegurado quando eles ocorrerem.

Confira uma lista com os 8 melhores seguros de viagem em 2023 no Brasil, segundo a Mobills.

6 - Ganhe tempo com estratégias curinga

Se existe uma sensação melhor do que o alívio de ganhar tempo com algo, ainda não foi descoberta. E, para isso, temos várias opções. Confira:

Pesquise locais para comer e reserve com antecedência

Além de não perder horas esperando em filas na porta de restaurantes, é possível escolher a melhor opção para o seu gosto, com os sabores e preços mais agradáveis.

O segredo é estar um passo à frente dos outros!

Hospede-se em um hotel completo

Ganhar tempo de verdade é não precisar se deslocar muito para conseguir tudo o que deseja. E com um hotel 5 estrelas, isso fica muito evidente.

Isso porque hoteis completos como esses, possuem uma incrível infraestrutura, que pode oferecer uma variedade de serviços essenciais para a sua estadia, tais como:

  • Alimentação;

  • Lazer;

  • Saúde;

  • Entre outros.

Faça o check-in online

Nada de ficar longas horas na fila do check-in no aeroporto. Atualmente, algumas companhias aéreas possuem a opção de realizar esse processo de forma virtual.

Portanto, procure saber se há esta possibilidade ao reservar o seu voo para qualquer lugar.

Reserve sua hospedagem com antecedência

A sua merecida hospedagem de luxo não vai se reservar sozinha, não perca tempo e garanta sua estadia segura com antecedência!

A alta temporada faz os preços subirem e as agendas lotarem. Diante disso, a melhor estratégia é se antecipar para não ficar preso em filas.

Além de poupar tempo, você poupa dinheiro, pois hospedagens feitas com antecedência costumam ser acompanhadas de preços promocionais e exclusivos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.