Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Inovação Tecnologia

4 fatores para avaliar antes de comprar um notebook

Entenda as principais características que devem ser consideradas para garantir que o dispositivo esteja de acordo com suas expectativas

05/12/2023 10h44
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/iStock
Reprodução/iStock

Comprar um notebook pode ser um processo mais complicado do que podemos imaginar. É bem comum que as pessoas acabem se guiando exclusivamente pelos preços e, no final, saiam insatisfeitas com um produto que não atende a todas as suas necessidades. É importante saber avaliar algumas características básicas do dispositivo para não ser prejudicado no futuro.

Para isso, torna-se necessário entender ao menos os conceitos básicos de informática e como cada especificação técnica influencia no desempenho da máquina. Entenda melhor tudo que deve ser considerado:

Processador

O processador funciona como o cérebro do notebook, ou seja, todas as atividades realizadas dependerão da sua capacidade. Quando esse componente é fraco, o sistema fica lento e torna-se impossível fazer várias tarefas ao mesmo tempo, pois, além da lentidão, os travamentos também são comuns.

Quanto mais núcleos um processador tiver, melhor seu desempenho. Quem deseja utilizar a máquina apenas para tarefas básicas não precisa se preocupar tanto com processadores potentes, mas quem planeja trabalhar ou jogar no notebook deverá se atentar a esse requisito.

Memória RAM

A memória RAM é o braço direito do processador, auxiliando no funcionamento dos programas e ainda armazenando arquivos-chave do sistema. O menor valor disponibilizado no mercado é 4 GB, podendo chegar a até 16 GB – quanto mais memória, maior a capacidade do notebook de rodar programas e jogos mais pesados.

Seguindo a mesma lógica do processador, só é válido priorizar uma boa memória RAM quando o objetivo é trabalhar, jogar ou realizar tarefas que demandem mais desempenho da máquina.

Armazenamento interno

Hoje em dia, existem dois tipos de armazenamento interno: o método tradicional, com um HD, ou o mais moderno, com SSD. Os HDs costumam ter mais espaço de armazenamento, mas são bem lentos e interferem bastante na velocidade do notebook. Quem quiser mais agilidade nos processos precisará investir em um SSD, que é muito mais rápido, mas costuma ter menos espaço disponível.

Devido à alta diferença de performance, os SSDs acabam sendo mais recomendáveis. Felizmente, hoje em dia existem modelos de notebook com espaço para ambos, podendo manter o SSD para rodar o sistema e outros programas, enquanto o HD se destina exclusivamente para armazenamento de arquivos.

Portabilidade

A principal virtude de um notebook é sua portabilidade, então quem pretende levar seu computador consigo quando sair de casa precisa levar isso em consideração. Alguns modelos são mais pesados e desconfortáveis de carregar na mochila, então, além de todos os outros fatores citados anteriormente, não deixe de avaliar o tamanho e o peso do dispositivo.

Para quem deseja trocar de computador e ainda economizar no processo, vale pesquisar como comprar um notebook barato e se atentar a esses requisitos para garantir que seja uma aquisição realmente vantajosa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.