Quarta, 22 de Outubro de 2025 (42)99838-3791
Carreira Produtividade

Entenda como estabelecer rotinas no ambiente de trabalho pode ajudar pessoas com TDAH

O transtorno que atinge de 5% a 8% de pessoas no mundo, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, pode ser amenizado usando estratégias de gestão de tempo

04/12/2023 16h03
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/iStock
Reprodução/iStock

O TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, apesar de sua incidência cada vez maior nas crianças e jovens, também atinge uma boa parte da população adulta, ainda que conte com poucos estudos que demonstrem sua ação nessas pessoas. Afinal, o transtorno só passou a ser visto como tal em 1992 e somente agora pode ser observada sua ação na vida adulta.

A pessoa que sofre com o transtorno demonstra dificuldade na concentração e na organização, impulsividade e hiperatividade, e tem um forte componente genético. Portanto, não é incomum que um filho diagnosticado esclareça alguns comportamentos que o pai carrega, por exemplo. 

Geralmente os sintomas são vistos na infância e adolescência, mas podem aparecer a qualquer momento da vida.  Na idade adulta pode ser muito prejudicial para as tarefas comuns e até mesmo no trabalho, principalmente no que diz respeito a manter rotinas. Logo, ajuda profissional se faz necessária para orientar e ajudar a lidar com esse transtorno que pode causar bastante sofrimento mental.

Não é incomum que pessoas com TDAH desconheçam sua condição e sofram no mercado de trabalho com demissões, acidentes de trabalho, além de avaliações negativas sobre seu desempenho. A ansiedade, mudanças bruscas de humor, a procrastinação e a dificuldade em obedecer rotinas e executar tarefas tem papel preponderante nisso.

Além de medicações e psicoterapia, algumas estratégias podem ser eficazes para ajudar quem possui TDAH. Primeiro, é preciso conhecer como o TDAH afeta cada um, particularmente. Afinal, ele possui diversas apresentações. Se possível, é importante conversar com os superiores da empresa para avaliar algumas mudanças na rotina de trabalho e adaptações no ambiente.

Ambientes mais silenciosos, organizados e vazios ajudam imensamente os profissionais com TDAH na obtenção de mais concentração. Conhecer os horários em que é possível manter o máximo de foco é um bom primeiro passo para discutir flexibilização nos horários, dando prioridade para trabalhar naquela janela de maior energia.

Fazer exercícios físicos auxiliam na liberação de hormônios benéficos, como a dopamina, hormônio que comprovadamente as pessoas com TDAH produzem menos. Durante o trabalho, fazer pequenas caminhadas ajuda a recuperar o foco durante as tarefas mais monótonas. Além disso, alongamentos ajudam a liberar algumas tensões.

A gestão de tempo como um todo auxilia quem sofre com o transtorno. Documentar a rotina, estipular horários bem definidos, registrar as tarefas e solicitações por escrito, ajudam na questão da memória. 

O mesmo vale para a estipulação de prazos e definição de quantidade de tempo para executar uma tarefa. Alarmes no celular e lembretes visuais desempenham um papel importante nesse sentido. Plataformas de estratégia de tempo, como o timebox, são especialmente benéficas para o gerenciamento das atividades diárias.

No mais, o TDAH não impede que se tenha uma vida regrada, desde que haja aconselhamento e ajuda para a obtenção de uma rotina clara e estabelecida. Procurar ajuda dentro da empresa, uma vez que estão cada vez mais preocupadas com um ambiente de trabalho mais humanizado, já é um bom começo para alcançar os objetivos. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.