Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Inovação Like a Boss

Startups aportadas pelo Funses1 são destaque nacional no Desafio Sebrae Like a Boss

Companhias selecionadas pela gestora do Fundo, a TM3 Capital, ficaram no pódio do Startup Summit 2023, um dos eventos mais importantes do País no segmento de startups

26/10/2023 09h29
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

Três startups aportadas pelo Funses1, Fundo de investimento em empresas de tecnologia gerido pela TM3 Capital, ficaram no pódio do Desafio Sebrae Like a Boss 2023, uma das competições mais importantes do País no segmento. As três empresas capixabas participaram do Startup Summit 2023 representando o Fundo Soberano do Espírito Santo. Persora e Converta ficaram, respectivamente, no segundo e terceiro lugares na categoria Mercado Doméstico, enquanto a Actiz ficou na segunda colocação no segmento Mercado Internacional. Os resultados corroboram as altas expectativas ao redor das companhias, e consolidam o potencial do Funses1 de transformar o Espirito Santo num polo nacional de empresas de tecnologia de destaque a partir da escolha altamente criteriosa de startups promissoras para o Fundo.

Para Felipe Marcondes de Mattos, sócio e Managing Director de Venture Capital (VC) da TM3 Capital, os resultados explicitam o excelente trabalho de prospecção e seleção de startups realizado pelo Funses1: “completamos em maio o primeiro ano do Fundo, um trabalho que tem sido observado com atenção e interesse por gestores municipais e estaduais de todo o País e do exterior. O resultado do Like a Boss serve apenas para reforçar uma percepção que tem sido muito clara para observadores do mercado de VC, sobre o quanto as empresas selecionadas, aceleradas e aportadas pelo Funses 1 tem um enorme potencial de crescimento e características que as tornam destaque no segmento de tecnologia. Tem sido um trabalho excelente até aqui”, afirma Marcondes.

Leonardo Bastos, CEO da Persora, startup que ficou no segundo lugar na categoria Mercado Doméstico, destaca a grandiosidade do resultado e o orgulho do resultado de outras aportadas pelo Funses 1: “Superamos as expectativas que tínhamos com o evento. Ter conquistado essa colocação em um programa que teve mais de mais de 500 startups inscritas de todo o Brasil, com o alto nível de exigência dos critérios de avaliação, é um orgulho imenso. Além disso, o fato de outras investidas Funses1 também terem se destacado evidencia que o ecossistema do local está amadurecendo por meio dessa iniciativa pioneira no Brasil”, afirma Bastos.

O sentimento de orgulho é compartilhado por Alexandre Moreira, CEO da Converta, empresa que ficou no terceiro lugar na categoria Mercado Doméstico: “Pudemos não somente validar nossa ideia, como mostrar a força das startups locais para todo o Brasil. Como uma das investidas do Fundo Soberano, sabemos da nossa responsabilidade em trazer o melhor retorno para o projeto. Foi impressionante ver os representantes do Funses1, investidas pela TM3 e aceleradas pela Ace, dominando de ponta a ponta o evento promovido pelo Sebrae. Para nós, que temos apenas 1 ano de vida, será mais um passo de aprendizado, networking e conexão, em busca do fortalecimento da empresa e da aquisição de novos clientes. Sem dúvida uma experiência que marcou nossa história” completa o CEO.

Já Ramon Spinassé, CEO da Actiz, que conquistou a segunda colocação no segmento Mercado Internacional, destaca como o bom resultado no Sebrae Like a Boss poderá abrir portas para a startup: “Para nós é algo muito significativo, um resultado que toda a nossa equipe está celebrando. Testemunhamos o poder do trabalho colaborativo e da paixão que compartilhamos pela missão da empresa. Nosso grande objetivo, agora, é aproveitar todas as oportunidades que virão graças a este resultado para fazer mais contatos com investidores, parceiros estratégicos e potenciais clientes”, destaca Spinassé.

O evento, que é um dos mais importantes e prestigiados do País, oferece premiações exclusivas aos vencedores. A Actiz, inclusive, ganhou o direito de representar o Brasil no próximo Entrepreneurship World Cup, conhecida como a “Copa do Mundo de Empreendedorismo”, e no Meetup Global – Get In The Ring 2024, evento internacional considerado a maior competição global de pitches, além de outros benefícios concedidos às empresas de destaque do evento.

As aportadas pelo Funses 1 fazem parte do ambicioso projeto de criar uma rota de diversificação da matriz econômica do Estado do Espírito Santo a partir do uso do dinheiro do petróleo e do gás, um recurso que é finito, para gerar riqueza a longo prazo para Estado. O Fundo é gerido pela TM3 Capital, empresa de VC que tem feito os investimentos estratégicos do projeto em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, o Bandes, e com a ACE Startups, empresa especializada no segmento de aceleração de startups de base tecnológica.

Concebido em 2019 pelo governo do Estado, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo é considerado um marco importante no cenário socioeconômico capixaba. O Fundo tem uma tese multiestratégia e pretende investir preferencialmente nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; e Confecção Têxtil e Calcados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.