Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Inovação Ecoinovação

Empresas precisam investir em ecoinovação para diminuir impacto ambiental de seus processos de produção

CEO da startup curitibana Easy 360 destaca a necessidade de planejamento de ações para contribuir com a sustentabilidade do planeta

25/10/2023 14h04
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

A preocupação com o meio ambiente já direciona o comportamento de indústrias e empresas, que passaram a prestar mais atenção no impacto ambiental dos seus processos de produção. Essa preocupação também está presente entre os consumidores. Cada vez mais pessoas buscam adquirir produtos fabricados por quem realiza ações que colaboram para a sustentabilidade do planeta. 

O meio produtivo trabalha atualmente com o conceito da ecoinovação, que é a busca por novos produtos, processos, serviços, modelos e métodos que contribuam para diminuir a poluição no mundo, gerando menos emissões dos gases do efeito estufa, menor consumo de água e menor geração de resíduos, entre outros benefícios ambientais. Investir em ecoinovação contribui para reverter o aquecimento global, adiciona valor aos produtos e aumenta a competitividade da empresa no mercado global, com aumento de exportações.  

"Apesar de toda a evolução tecnológica aplicada em equipamentos e processos industriais, a otimização dos recursos – sejam eles de material, energia ou logísticos – ainda é a forma mais eficiente de reduzir os impactos ambientais, visto que eliminando os desperdícios, além dos ganhos econômicos, as empresas também atendem melhor seus clientes", destaca Christian Luciano da Silva fundador e CEO da Easy 360, startup com sede em Curitiba que desenvolve uma plataforma que auxilia no planejamento das indústrias, integrando e otimizando processos para melhorar a gestão e diminuir custos. 

Toda atividade industrial, de transformação ou integração, gera algum impacto ambiental: na extração da matéria-prima e no transporte dela, nos processos de transformação dessa matéria prima em produtos, no uso de energia e água no processo de transformação, no transporte do produto acabado até o consumidor final. Pelo consumidor, ainda há o impacto gerado pelo uso e consumo dos produtos, além do descarte dos mesmos.  

“Mesmo com todo o avanço tecnológico já alcançado, os processos produtivos ainda são altamente impactantes. O uso mais eficiente dos recursos é uma das formas mais eficientes de redução dos impactos ambientais. Nesse sentido, quando a indústria consegue produzir de forma inteligente e planejada, o resultado é a redução dos desperdícios, produzindo e vendendo da forma mais otimizada”, revela o CEO. 

Mas ainda há muito o que ser trabalhado na área, principalmente no Brasil. Segundo pesquisa realizada no início de 2023 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com mais de 2 mil gestores de empresas, menos da metade das indústrias brasileiras têm projetos ou plano de ação formal em ecoinovação – apenas 30% delas têm trabalhos em execução e outras 17% estão com projetos aprovados para serem iniciados. O levantamento mostra também que 28% das empresas estão realizando estudos iniciais sobre o tema e que 19% ainda não realizam nenhuma ação de ecoinovação. 

É preciso planificar as ações de ecoinovação de uma indústria ou empresa. Para isso, é necessário fazer uma avaliação detalhada do impacto ambiental das operações, produtos ou serviços, identificando áreas de melhoria e oportunidades para reduzir o impacto negativo. É importante definir metas para a redução do consumo de recursos naturais, emissões de carbono e resíduos. Também deve-se incluir no planejamento a participação dos funcionários, fornecedores e clientes, que podem contribuir com ideias nas ações de sustentabilidade. 

A Easy 360 pode auxiliar as empresas na realização de projetos de ecoinovação, levando em conta as necessidades do ponto de vista do mercado consumidor; qualificando a demanda entre os setores de vendas e operações, para reduzir falsas necessidades futuras; e verificando a capacidade de produção para uma melhor utilização dos recursos”, confirma o CEO da startup curitibana. “Com planejamento e investimento em ecoinovação, produzindo e vendendo produtos de forma otimizada, minimizam-se os impactos ambientais da empresa”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.