Segundo o Relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit em 2022, os e-commerces de saúde cresceram 15% em volume de pedidos entre 2021 e 2022, com um aumento de 10% no faturamento da categoria. Os nichos de saúde, higiene e beleza juntos representam o maior crescimento no e-commerce brasileiro em 2022.
E esse resultado se deve a recompra — uma das principais métricas para manter a saúde de um e-commerce, uma vez que é diretamente responsável pelo Lifetime Value, ou valor do ciclo de vida do cliente, que nada mais é do que o valor de um cliente desde a primeira compra em uma loja virtual.
Para e-commerces na área da saúde como farmácias e laboratórios de manipulação, contar com clientes recorrentes é o segredo do sucesso e pode garantir até 60% do faturamento da empresa todos os meses. Esse é o caso da Belt Nutrition, focada em vitaminas, minerais e suplementos para os pacientes bariátricos.
Com a ajuda de automações de marketing da edrone, como inscrição de newsletter, e-mail automático de boas-vindas e recuperação de clientes e carrinhos abandonados, o e-commerce aumentou o faturamento mensal em 80%, com um crescimento de 91% na base de clientes.
“Estabelecemos oito réguas de automação com comunicação super personalizada e automatizada, fato que acabou liberado tempo do time de criação para efetivamente pensar na comunicação e hoje 60% da nossa receita vem de processos automatizados”, revela José Felipe Mousquer, head de marketing da Belt Nutrition.
A empresa também apostou no Clube de Benefícios, um programa de fidelidade que beneficia clientes fiéis e também aumenta a recompra, além de criar uma comunidade em torno do negócio. “Hoje não precisamos trabalhar com gatilhos mentais para estimular a compra, oferecemos informação de qualidade para os clientes com receitas e vitaminas que vão deixar seu dia a dia mais confortável após a cirurgia”, explica José.