Terça, 07 de Outubro de 2025 (42)99838-3791
Inovação Tecnologia

Embrapii seleciona Lactec como novo Centro de Competência em Plataformas de Hardware

Iniciativa inédita do MCTI investe para posicionar Brasil de forma estratégica no desenvolvimento de novas tecnologias

11/09/2023 11h48 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciaram na terça-feira, 5 de setembro, a criação de três novos Centros de Competência em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas. O Lactec, um dos maiores centros de ciência e tecnologia no Brasil, está entre as instituições selecionadas para desenvolver tecnologias ligadas à eletromobilidade e redes elétricas inteligentes. 

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 500 milhões em oito centros de pesquisa especializados - três na área de Hardware e cinco em Internet das Coisas -, que atuarão durante quatro anos. O Lactec receberá investimentos de até R$ 58 milhões pelo programa PPI HardwareBR, do MCTI. 

Os Centros de Competência têm como objetivo gerar conhecimento inovador e realizar pesquisa em áreas tecnológicas disruptivas e emergentes em temas na fronteira do conhecimento. Além disso, está prevista também a criação de empregos qualificados, desenvolvimento de produtos, processos e serviços com valor agregado e fomento de startups, gerando impacto social e econômico.

Na opinião do CEO do Lactec, Luiz Fernando Vianna, o credenciamento do Lactec vai ampliar e potencializar o trabalho que já é feito pela equipe de pesquisadores. “Trabalhamos há mais de 60 anos na produção de tecnologias inovadoras e soluções para os mais variados setores produtivos brasileiros. A seleção para atuar como Centro de Competência Embrapii nos permite avançar para atuar como polo de plataformas de hardware inteligentes e conectadas, gerando empregos qualificados e fomentando parcerias no Brasil e no exterior”, analisa. 

“O investimento realizado pelo MCTI é de suma importância para nossa região e para o país. Investir em produção de conhecimento e tecnologia é a melhor forma de desenvolver a cadeia produtiva e manter a competitividade global”, conclui Vianna. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.