Nos últimos 8 anos eu atuo diretamente em startups e outras empresas da área de tecnologia e pude perceber que as dificuldades para conseguir um emprego nessa área hoje podem ser influenciadas pela mudança de comportamento intergeracional.
Vivo na prática que isso ocorre pelo fato de que diferentes gerações podem ter expectativas diferentes em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, métodos de comunicação e estilos de trabalho colaborativo. Isso pode criar desafios na comunicação e na adaptação a diferentes ambientes de trabalho.
Além disso, em um estudo que fiz um pouco mais aprofundado a respeito dos diferentes comportamentos entre gerações, os mais jovens podem estar mais familiarizados com as tecnologias emergentes, enquanto os mais antigos podem ter dificuldades em acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas. Eu posso afirmar que após realizar esse estudo, somado a vivência em campo até o momento, adaptar-se a essas dinâmicas e demonstrar habilidades de colaboração e aprendizado contínuo pode ser fundamental para ter sucesso na busca por colocações na área de tecnologia.
Vários fatores têm contribuído para que profissionais que trabalham nessas empresas consigam se manter nelas, apesar das diferenças intergeracionais.
Algumas dessas razões incluem:
Muitas empresas de tecnologia incentivam a colaboração entre gerações, oferecendo programas de mentoria nos quais os profissionais mais experientes podem compartilhar conhecimentos com os mais jovens. Além disso, a ênfase no aprendizado contínuo permite que todos os colaboradores se mantenham atualizados com as últimas tecnologias e tendências.
Empresas que promovem uma cultura de diversidade e inclusão valorizam as perspectivas e habilidades únicas de todas as gerações. Isso cria um ambiente onde as contribuições de todos são reconhecidas e respeitadas, independentemente da idade.
Muitas empresas de tecnologia adotam políticas flexíveis de trabalho, permitindo que os funcionários escolham horários e locais de trabalho que melhor se adequem às suas necessidades. Com a pandemia mundial entre 2020 a 2021, o modelo de trabalho home office tem dividido opiniões entre os que se identificam ou não com ele e isso pode ajudar a atender às preferências de diferentes gerações em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
As empresas reconhecem a importância das habilidades colaborativas, independentemente da idade. Profissionais que podem se comunicar efetivamente, trabalhar em equipe e resolver problemas de forma criativa são valorizados, independentemente de sua geração.
As ferramentas de comunicação modernas, como mensagens instantâneas e plataformas de colaboração online, facilita a comunicação entre diferentes gerações, superando possíveis barreiras nesse sentido.
A experiência de vida e a sabedoria dos profissionais mais experientes são altamente valorizadas em empresas de tecnologia, pois eles trazem insightsvaliosos e capacidade de resolver problemas complexos.
Eu ousaria afirmar que o foco nas habilidades individuais, o respeito mútuo e a valorização da diversidade têm contribuído para que profissionais de diferentes gerações possam se recolocar e se manter nas empresas de tecnologia.
*Rodrigo Fonseca é especialista em Sistemas de Gestão Educacional e Head Comercial da F10 Software.