O uso da tecnologia permite maior eficiência e alta performance na execução e gestão de serviços diversos. No segmento de limpeza não é diferente e a Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) sabe muito bem disso. No último dia 30 de junho, durante o Fórum Pulire America 2023, no Rio de Janeiro (RJ), a entidade lançou um sistema próprio de QR Code que busca fomentar a otimização dos processos de higiene e organização.
Trata-se de um software inovador de gestão de processos que - a partir da leitura de QR Codes estrategicamente posicionados nos diferentes postos de trabalho - auxilia os profissionais de limpeza na realização das atividades, organização de materiais e gestão do tempo, estimulando a produtividade. Para que isso aconteça, basta que eles tenham em mãos um tablet ou celular.
Ao apontar a câmera do equipamento para o código, os colaboradores das empresas prestadoras de serviços passam a ter acesso a um check-listcompleto da atividade a ser executada, obtendo instruções e informações sobre todos os procedimentos operacionais. Desta forma, podem realizar suas tarefas de forma padronizada e com muito mais eficácia.
Já os gerentes e supervisores conseguem ter maior controle sobre os processos, sabendo em tempo real tudo o que está sendo realizado em cada local de trabalho. “O aplicativo permite que os gestores acompanhem a produtividade dos funcionários, estabelecendo as atividades e prazos para a limpeza dos ambientes de maneira clara e organizada. A comunicação acontece de forma fácil e rápida”, explica o presidente da FACOP, Adonai Arruda.
O software permite leitura de check in/out do local de execução, abertura de ordem de serviço em tempo real junto ao departamento competente, controle de SLAs (Service Level Agreement), uploads de fotos dos locais para melhor análise de manutenção e produção de relatórios gerenciais. Além disso, possibilita o monitoramento do uso de produtos químicos e equipamentos, o que favorece a segurança dos colaboradores e o cumprimento de normas ambientais.
“A solução disponibilizada pela FACOP promove ganho em escala e qualidade de trabalho para todos os envolvidos nos processos. Ao aprimorar a qualidade das atividades executadas, a fundação traz maior visibilidade, reconhecimento e credibilidade à área de asseio e conservação. Isso propicia maior satisfação ao mercado contratante de serviços terceirizados e também menor rotatividade de profissionais colaboradores”, diz Adonai.
O sistema de QR Code deve ser disponibilizado também na recém-inaugurada filial da FACOP no Chile, que se faz presente na cidade de Calama, capital da província de El Loa. Esta é a primeira unidade internacional da entidade, que tem planos de expandir suas ações tanto dentro quanto fora do Brasil.