Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ponta Grossa passaram a contar com atendimentos de Musicoterapia Social. A ideia é estimular a integração social, o protagonismo e a participação da comunidade na estruturação de uma sociedade mais humana e ativa.
Os encontros vão ocorrer mensalmente com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), conforme organização das agendas dos CRAS.
O primeiro equipamento a receber a atividade foi o CRAS Jardim Paraíso e contou com a participação de 15 pessoas idosas. Durante o encontro elas puderam refletir sobre o papel e a importância da música na vida de cada um, além de desfrutarem um espaço de escuta, expressão e estimulação da sensibilidade.
De acordo com o musicoterapeuta, Thiago Pauluk, do Departamento de Proteção Social Básica da FASPG, que é responsável pelos atendimentos, além de proporcionar novas ambiências, a atividade cria novos territórios de escuta e amplia a noção de rede.
“A música é uma potência que, quando criada coletivamente, aumenta as possibilidades de ser, estar, pensar e sentir dos participantes, levando ao desenvolvimento da autonomia e protagonismo social, ampliando o espaço de vivência e atuação dos usuários para além do seu território”, avalia Tiago.