A edição de 2023 do VEM – Voz, Evangelização e Música vai transformar Curitiba (PR) na capital nacional da música católica contemporânea. Com inscrições abertas até 30 de junho, o Festival vai apresentar ao público 16 canções inéditas pré-selecionadas por júri especializado. Os autores e intérpretes virão ao Paraná para defender as composições em performances abertas ao público no mês de agosto, com transmissão ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação.
A terceira edição do VEM, diferentemente do formato itinerante da edição 2022, vai concentrar as apresentações classificatórias na cidade onde está a sede da Associação Evangelizar É Preciso, responsável pelo Festival. Os músicos selecionados terão todas as despesas de viagem e hospedagem em Curitiba pagas pela produção do Festival.
Desde 2021, o VEM já recebeu mais de 700 composições inéditas, que reforçaram a importância da evangelização por meio da arte. As canções e também as histórias das pessoas por trás de cada uma prometem, mais uma vez, emocionar o público. “O Festival tem esse primeiro objetivo, que é o de revelar canções para o mercado da música católica nacional”, explica o diretor geral do VEM 2023, José de Melo, veterano experiente nas bancas de jurados do circuito dos festivais de música nacional. “As pessoas saem do anonimato, ganham visibilidade, incentivo à profissionalização e entram no grande aquário da indústria fonográfica da música católica contemporânea. O fato de estarem entre os 16 escolhidos, passando por esse filtro de qualidade, já é a primeira premiação obtida pela participação no VEM”, destaca.
Após o período de inscrições e análise das produções de todo o Brasil, está marcado, para 14 de julho, o anúncio das músicas classificadas para as eliminatórias, previstas para acontecer nos dias 18 e 19 de agosto. A grande final será realizada no dia 26 de agosto, em um espetáculo aberto ao público, em Curitiba. Serão premiados a melhor composição, os melhores intérpretes e, com o voto popular, o intérprete mais querido pelo o público.
No palco do Festival, os cantores serão acompanhados por banda com formação similar à de uma orquestra de câmara, para valorizar a sonoridade e dar mais força à melodia e à harmonia das canções e interpretações. Shows de artistas renomados na cena da música católica contemporânea também estão entre as atrações do VEM 2023.
Além da projeção aos músicos selecionados, o Festival vai presentear os vencedores com produção de videoclipe, preparação em técnica vocal e gestão profissional das redes sociais, para alavancar as carreiras dos artistas católicos. “O VEM emociona por todo o esforço, sentimentos e a vibração dos participantes. Como nas edições anteriores, serão momentos e experiências que vão transformar, de fato, a vida dessas pessoas, que têm a oportunidade de realizar seus sonhos”, avalia o diretor.
A comissão de pré-seleção do VEM 2023 é formada pelos músicos, arranjadores e produtores musicais Juninho Matsuyama e Ricardo Lopes, pelo compositor Washington Negrão, o diretor artístico do Festival Halleluya, José Wilde, e o produtor musical da Comunidade Colo de Deus, Luh Batera. O corpo de jurados do festival terá as participações do Padre Diogo Albuquerque, da cantora Adriana Arydes e do músico Fred Pacheco.
Os interessados em participar do maior festival de música católica contemporânea nacional podem fazer as inscrições pela Internet, com preenchimento de formulário e envio de vídeo apresentando a canção concorrente. O prazo vai até 30 de junho, mas a recomendação é fazer o registro o quanto antes, já que um dos critérios de desempate é a data da inscrição.
SERVIÇO
Inscrições para a 3a edição do VEM - Voz, Evangelização e Música
Prazo: até 30 de junho de 2023
Formulário de inscrição: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=PTHBaxUet0K883LFoINC8eFnKvv7_xJCu2hgJPtdKBVUNkgwV0paVzY0TzFLTjhTUVZDMzUyRUswTS4u
Regulamento: https://www.vemfestival.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Regulamento-do-Festival-2023.pdf