Tem cheiro de novidade no ar! O ambiente da Expo Turismo Paraná será aromatizado com fragrâncias que vão estimular os participantes a focarem no momento e aproveitarem ao máximo o evento! A estratégia é do expositor Biomist, que identificou uma oportunidade nas empresas do turismo.
“Na época da pandemia, com a regionalização do turismo, muitas pousadas e pequenos empreendimentos vieram nos procurar. Eles queriam ter um cheiro característico para seu negócio, não só nas roupas de cama e toalhas, mas no álcool gel, nos difusores e em pequenos brindes para o hóspede levar para casa”, conta Edson Lima, diretor comercial da Biomist, que participa pela primeira vez do evento.
O chamado Marketing Olfativo é muito usado em grandes redes hoteleiras, mas pode ser aproveitado por qualquer ramo de negócio que desejem criar cenários e proporcionar experiências ricas para seus clientes. “A Biomist aproveita de uma condição natural do corpo que é um mecanismo de evolução do ser humano para direcionar o cliente para experiências. O chamado sistema límbico memoriza o olfato, associando a memórias positivas ou negativas”, explica Edson. Por isso, as pessoas têm memórias afetivas de perfumes, alimentos, ambientes e associam ao bem ou mal conforme o que foi vivenciado. O trabalho do Marketing Olfativo é justamente construir o humor e os cenários rapidamente. Grandes marcas já perceberam esse trunfo e usam a estratégia. É o caso da Nike, que usa cheiro de grama; a Melissa, com aroma de tuti-fruti, entre outras.
A Biomist não só será expositora, mas também vai aromatizar os pontos iniciais de contato do visitante com o evento, com notas de chá verde. “A ideia é que os participantes cheguem ao evento deixando suas preocupações e problemas lá fora. A fragrância de chá verde remete ao relaxamento, devido a seu frescor”, diz Edson.
No Turismo, a hotelaria usa muito esta estratégia para passar a atmosfera de sofisticação, com notas de madeira. Para ambientar ambientes com mais alegria e diversão, como seria o caso dos destinos de verão e até mesmo ônibus de excursões, utiliza-se notas de frutas. A ideia é resgatar a memória das pessoas para a experiência com a marca ser incrível.
Serviço:
Expo Turismo Paraná
Evento organizado e promovido pela ABAV-PR para agentes de viagens e profissionais do trade turístico
Data: 15 e 16 de junho de 2023
Horário: Abertura – dia 15/06, às 11h. Feira de Negócios e capacitações – dia 15/06, das 12h às 20h e dia 16/06, das 12h às 18h.
Local: Viasoft Experience: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba PR
Entrada franca
Inscrições pelo site do evento até o dia 14/06 ou presencial nos dias 15 e 16/06, no local do evento.


Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia