A demanda reprimida por viagens fez com que os profissionais do turismo comemorassem o aquecimento das vendas. Tanto que o Paraná lidera o crescimento nacional do setor no Brasil, crescendo mais que a média nacional brasileira, segundo o IBGE. Em relação a março de 2019, o turismo paranaense cresceu 2,6%, e mais de 17% em relação a 2022. A média nacional anual é de 6,5%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Para melhorar ainda mais os resultados, o trade turístico vai se reunir em Curitiba, tornando Curitiba a capital brasileira do Turismo. Nos dias 15 e 16 de junho ocorre a Expo Turismo Paraná, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), voltado exclusivamente para agentes de viagens e profissionais da área. Com uma Feira de Negócios que reúne mais de uma centena de expositores, representando cerca de 350 marcas, uma programação de palestras e workshops que capacitam sobre destinos nacionais e internacionais; rodada de negócios e uma imersão nas 19 regiões turísticas do Estado e experiências para os visitantes, a expectativa para o evento é uma das melhores possíveis.
“O Turismo é a maior cadeia da economia, envolvendo muitos ramos de negócios. E o agente de viagens é o principal articulador do turismo, pois é quem faz a interface de consultoria com o passageiro”, ressalta o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, lembrando que o agente de viagens posiciona-se hoje como um consultor de viagens.
O evento terá lançamentos, como o primeiro resort all inclusive da Paraíba, o Asenza Beach Resort, e uma consolidadora de Hotéis, a Reservia, que reúne empreendimentos da hotelaria nacional e internacional para o agente de viagens escolher. Entre os expositores, destacam-se: Delta Airlines, Latam, MSC Cruzeiros, Argentina, Uruguai, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, cidades da Serra Gaúcha, Arara Campers, Biomist, com sugestões de marketing olfativo, Greenpeace, Vitivinícula Jolimont, além de 27 operadoras de Turismo e 15 empreendimentos hoteleiros.
Turismo sustentável e destinos inteligentes
A tônica pela sustentabilidade chegou forte ao turismo. Tanto que no Paraná, foi lançada no começo de junho um guia de boas práticas para expandir o turismo sustentável, pela Secretaria de Estado do Turismo. A proposta é promover o interesse pela temática, considerando a redução de consumo de plástico, economia de água e energia, respeito aos animais e normas de preservação, além do descarte correto de resíduos orgânicos e recicláveis. Essa sensibilização é a proposta do Greenpeace, que estará presente no evento com ações de tecnologia para mostrar a importância da atitude para os profissionais do turismo e, consequentemente, para os turistas.
Também no início do mês o Governo do Estado anunciou que o Paraná tem mais dois municípios, além de Curitiba, que entraram na Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo. Foz do Iguaçu e Ponta Grossa entraram no programa. O DTI refere-se aos municípios que são espaços turísticos inovadores, acessíveis, com infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável do território, facilite a interação e a integração do visitante com o entorno e incremente a qualidade da experiência do destino.
Curitiba também é um dos destinos mais procurados do Estado, especialmente no inverno, e como destino de compras para turistas do interior do Estado, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. Além disso, segundo a Global Business Travel Association, Curitiba é o terceiro principal destino para viagens de negócios no Brasil. O segmento de viagens corporativas cresceu 90% em 2022, em comparação ao ano anterior.
A abertura do evento ocorre às 11h da manhã e já tem confirmadas as principais autoridades do Turismo: Diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil; Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; Secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes; Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar; Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e alimentação e diretor do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio e Bens de Serviços do Turismo, Alexandre Sampaio; presidente da Fecomércio, Darci Piana, entre outras.
Sobre a Expo Turismo Paraná
A Expo Turismo Paraná é o ambiente próprio para se fazer negócios, promover a atualização profissional, fortalecer o networking, encontrar com profissionais pares, além de visitar Curitiba e o Paraná. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ser profissional do turismo. As inscrições são gratuitas pelo site do evento www.expoturismoparana.com.br até o dia 14 de junho. Após, ainda pode ser feita no local do evento, gratuita também. O evento disponibiliza transporte gratuito do centro da cidade para o local e também tem estrutura de estacionamento e alimentação para os participantes.
Entre os expositores, chama a atenção a adesão dos novos expositores como Brasil Sul e Viação Garcia, Grand Suítes Family Resort, Samba Hoteis, Be Fly, Fenix Peru Operadora, New Age Tur, Qualitours, Pátria Consolidadora, Arara Campers, Greenpeace, Vila da Mônica Gramado, PaxGo, CEP Transportes, Vitivinícula Jolimont e Café Bela Esperança. A listagem completa de expositores está no site do evento.
Participantes da Expo poderão visitar gratuitamente algumas atrações turísticas de Curitiba durante os dias do evento, mediante a apresentação do crachá: Torre Panorâmica, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer (MON) ou Museu do Olho.