Esperar dias ou até mesmo semanas pela chegada daquela encomenda especial está ultrapassado. Os avanços tecnológicos têm mudado os hábitos dos consumidores. De acordo com a Pesquisa Global Consumer Insights Pulse, realizada em 2023 pela PwC, 41% dos consumidores estão dispostos a pagar uma taxa adicional para receber suas compras no mesmo dia. Além disso, 24% aceitam desembolsar um valor maior para garantir a entrega em até 2 horas após o pedido. Com o desenvolvimento da tecnologia, os usuários ganharam comodidade, encurtando as distâncias com acesso rápido e assertivo a qualquer informação, conteúdo e funcionalidade. O ritmo acelerado da sociedade trouxe novos contornos aos processos de compra e venda, que mudaram consideravelmente para atender um novo consumidor, cada vez mais informado, exigente e que não aceita perder tempo. Afinal, além de vender, é necessário garantir a satisfação do usuário final.
O Same Day Delivery, ou Entrega no Mesmo Dia, é uma das estratégias adotadas pelas empresas para garantir agilidade e praticidade no atendimento. Com operações logísticas cada vez mais rápidas, as companhias precisam de uma cadeia de suprimentos que funcione corretamente e com precisão, desde a aquisição do produto, disponibilidade para o cliente em um sistema de fácil compreensão, processo de venda sem ruídos, com atendimento 24 horas até a pronta-entrega na loja física.
Com o planejamento adequado e o suporte de negócios especializados em logística, essa tendência se torna um diferencial competitivo que atrai mais clientes, visto que gera mais oportunidades para o negócio; potencializa vendas; aumenta o potencial de fidelização e captação de clientes; destaca a empresa dos concorrentes, especialmente no comércio eletrônico nacional; agrega maior valor ao nome da empresa; e ainda reduz potenciais custos de transporte e burocracia.
Aliado a essa tendência, a plataforma de mobilidade urbana V1 é um exemplo de serviço imediato. A empresa do Grupo Águia Branca opera por meio de um app e oferece um serviço de aluguel de carros 100% digital, sem a intervenção de terceiros. Com a solução operacional de autosserviço reduz-se o tempo gasto no processo de contratação, pois não há filas nem outros usuários sendo atendidos ao mesmo tempo. Além dessas comodidades, o app V1 permite que o cliente alugue um carro imediatamente. “Os usuários do app que já têm seu cadastro aprovado conseguem alugar em questão de minutos, já ao lado do automóvel”, explica o coordenador de operações do V1, Thiago Pinheiro. “Basta acessar o aplicativo, selecionar o modelo do carro e a estação de retirada mais conveniente e próxima a você, fazer a locação, efetuar o pagamento, realizar o check-in, fazer uma rápida vistoria interna e externa, e o carro será desbloqueado digitalmente. A chave fica no porta-luvas do veículo”.
Além da opção de retirada imediata, há a possibilidade de levar o carro até o cliente, onde quer que ele esteja. Todo o processo é realizado diretamente pelo aplicativo, de forma rápida e fácil, sem intervenção da empresa. A autonomia é do início ao fim do serviço, priorizando agilidade e segurança.
Segundo Thiago, 55% dos clientes V1 optam pela retirada imediata. “Cada vez mais as pessoas buscam funções que facilitem o dia a dia, e essa praticidade inclui alugar um carro. Ninguém mais quer lidar com filas, balcões ou , papelada”. Cabe destacar que a locação imediata não possui custo adicional, e o valor permanece o mesmo que na locação agendada. A devolução do veículo também é feita de forma digital, com o encerramento da locação realizado pelo aplicativo. O veículo passa por uma vistoria completa, tanto mecânica quanto no processo de higienização e desinfecção, antes de ficar disponível novamente na plataforma.
“A exigência dos usuários em ter o produto ou serviço em mãos no menor prazo possível é uma realidade. Essa é a realidade dos consumidores 4.0, conhecidos como nativos digitais, que usam a tecnologia como principal ferramenta de acesso à informação. A estratégia de logística ágil ‘same day’ já é uma das principais tendências de consumo deste ano, e é sinônimo de organização e eficiência da empresa, agregando valor ao processo de compra”, finaliza.