O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente o principal “vestibular” do Brasil. É com essa nota que milhares de estudantes ingressam no ensino superior em universidades públicas e privadas. As inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira, dia 16 de junho, e devem ser feitas na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).
As provas deste ano estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, com a divulgação dos resultados em 16 de janeiro de 2024. Em 2022, 145,6 mil estudantes do Paraná se inscreveram no Enem. O total de inscritos no Brasil foi de 3,39 milhões de estudantes.
No UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior privado do país – a nota do Enem é uma das portas de entrada na graduação e pode garantir uma bolsa de estudos de até 100%. A inscrição é fácil.
O estudante só precisa acessar o site da instituição (www.unicuritiba.edu.br/enem), preencher a ficha de inscrição, separar a documentação solicitada (boletim de desempenho comprovando a nota no Enem, comprovante de conclusão do ensino médio e documentos pessoais) e agendar a matrícula.
A nota não precisa ser exclusivamente a do Enem 2023. Quem quiser se antecipar e começar a faculdade no segundo semestre deste ano pode utilizar o resultado de qualquer uma das últimas dez edições do exame. O UniCuritiba tem mais de 40 opções de graduação em todas as áreas do conhecimento, incluindo o recém-lançado curso de Enfermagem. A lista completa está disponível em www.unicuritiba.edu.br/graduacao.
Exame abre muitas portas
Com as notas do Enem, os estudantes também podem acessar programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por isso, é importante se preparar bem para as provas.
Para ajudar os candidatos na hora do exame, a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba, Daniela Jungles, preparou algumas dicas.
1. Se você estudou, confie nos seus conhecimentos, mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.
2. Antes da prova, faça exercícios de respiração para controlar o nervosismo. Não deixe que a ansiedade atrapalhe o seu desempenho.
3. Não vire a noite estudando ou passe a manhã da prova debruçado nos livros e apostilas. Relaxar é necessário.
4. Evite estudar ou consumir conteúdo da internet no dia da prova. Alivie a carga mental e o desgaste visual antes do teste.
5. Administre o tempo de prova. É importante se planejar e ficar atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.
6. Antes da prova, faça uma refeição leve. Evite frituras ou condimentos que podem causar mal-estar. Para o período de prova, leve um lanche (fruta, biscoito, chocolate ou barra de cereal) e água. É importante se manter hidratado.
7. Se você ficar nervoso enquanto responde às questões, respire fundo. Se precisar, faça uma pausa de 2 ou 3 minutos e retome a prova.
SERVIÇO
O quê: Inscrições para o Enem 2023
Quando: até o dia 16/06 (sexta-feira)
Onde: Página do Participante - https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Quanto: R$ 85 (pagamento até o dia 21 de junho)
Por que fazer a prova: porque é o principal vestibular do Brasil e possibilita o acesso aos cursos do UniCuritiba

Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia