Uma das decisões mais importantes na vida de jovens casais é a compra do primeiro imóvel. Segundo dados do Censo QuintoAndar de Moradia, que realizou uma pesquisa em conjunto com o Datafolha, 47% dos jovens entre 21 e 24 anos consideram alta a chance de mudar de imóvel nos próximos dois anos. Além disso, um estudo realizado pela Brain Estratégia para o Estadão Imóveis, revela que 37% dos jovens da geração Z têm a intenção de adquirir um imóvel.
O cenário é bastante promissor para o mercado da construção civil, mas além das características mensuráveis dos imóveis como qualidade do acabamento, tamanho, localização e valor, essa geração, também conhecida como nativa digital, busca conceitos mais intangíveis e que façam a diferença não só em suas vidas, mas sobre o que está ao redor. “É uma geração com acesso a informação. Que busca referências e entende cada vez mais sobre a sua importância no mundo. Além disso é uma geração que entende o poder da coletividade e que consome não apenas produtos e serviços, mas também conceitos que possam se apropriar e se orgulhar”, explica Anna Paula Araujo, gerente de incorporação da Construtora Equilíbrio.
Na Construtora Equilíbrio, 30% dos clientes tem até 34 anos e 33% é solteiro ou tem união estável (dados de compra de 2023). De acordo com Anna, os atributos de maior impacto para esse perfil são “a localização, a qualidade e o posicionamento da marca em relação a sustentabilidade e bem-estar”, diz. A gerente de incorporações também revela que uma nova solicitação tem se tornado cada vez mais constante, “se antes era o salão gourmet que se destacava, agora é o espaço de trabalho, de reuniões e a tecnologia”, completa.
Confira 3 caraterísticas de imóveis voltados ao público jovem:
Se antes os apartamentos se restringiam apenas as áreas úteis, hoje os jovens olham para fora tanto quanto para dentro do imóvel. O paisagismo se tornou o jardim de casa. Redes suspensas em árvores, gazebos no jardim e hortas coletivas têm sido buscados por esse perfil de público. “Empreendimentos próximos de áreas verdes preservadas ou que tragam alguma história importante para a cidade se destacam”, completa a gerente de incorporações da Construtora Equilíbrio, Anna Paula Araujo.
A automação já não é mais um grande diferencial para esse público, contudo passou a ser um item quase que obrigatório. Nos últimos anos o custo de um lar automatizado também diminuiu e ele é decisivo para a otimização do tempo. “Estamos falando de uma geração que se adapta muito facilmente a tecnologia e que já está acostumada a acordar e fazer as principais perguntas da manhã para a Alexa, pedir para que ela ligue a televisão, toque o podcast e abra as cortinas para o sol entrar. Enquanto a cafeteira programada faz o café no timming exato, o morador prepara para participar da primeira reunião online”, diz Anna.
Ao mesmo tempo em que é uma geração agilizada e que entende o quanto o tempo é valioso, está entre a faixa etária mais impactada pela pandemia e com os resquícios dela. É cada vez mais os debates sobre o quanto o home office é positivo ou não e quanto misturar trabalho e vida pessoal no mesmo ambiente pode ser prejudicial para a mente. A Construtora Equilíbrio está entre as marcas com a atenção voltada para isso e irá lançar em agosto o Programa Mentes Saudáveis e Lares Felizes com autoria de Augusto Cury e curadoria de Marcus Araujo. A proposta da marca é oferecer aos compradores não apenas um imóvel físico, mas conduzi-los para que eles consigam transformar o espaço em lar. “Para que isso aconteça é necessário um exercício constante e que as pessoas se sintam bem consigo mesmas e priorizem alguns aspectos em prol de outros”, finaliza a gerente.


Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia