Quarta, 27 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Paraná Sustentabilidade

Projeto inédito no Brasil utiliza filme fino flexível na geração de energia solar em fachada de prédio

Tecnologia da L8 foi solução encontrada pela Garantia Solar BIPV para sistema fotovoltaico em brises instalados em prédio de São Paulo; projeto assinado por Edo Rocha ganhou prêmio internacional de arquitetura

07/06/2023 17h34
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

A sede do Germinare Business do Instituto J&F, em São Paulo, é o primeiro edifício do Brasil a gerar energia elétrica a partir de filmes finos flexíveis na fachada. O projeto, assinado pelo escritório Edo Rocha Arquiteturas, foi premiado pela Central & South America Properties Awards Architecture, na categoria Office Architecture Brazil.

Um dos diferenciais do edifício foi a instalação de brises fotovoltaicos, desenvolvidos exclusivamente para este prédio pela Garantia Solar BIPV. “Para viabilizar o projeto, a solução mais adequada foi a utilização de filmes finos flexíveis da L8, que pesam apenas dois quilos, sendo bem mais leves do que os módulos fotovoltaicos com vidro. Com isso, desenvolvemos um projeto único e eficiente, respeitando a capacidade de peso da edificação através de uma solução integrada de estrutura metálica e brises, resultando na valorização da arquitetura”, explica a arquiteta Clarissa Zomer, Diretora de Projetos Arquitetônicos da Garantia Solar BIPV e CEO da Arquitetando Energia Solar.

De acordo com Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, empresa especializada em distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, além de ser mais leve, a tecnologia CIGS utilizada no filme fino flexível, possui outras vantagens em relação aos módulos tradicionais. “Este material se adapta a qualquer estrutura, respeitando o projeto arquitetônico e possui uma eficiência energética superior, gerando energia mesmo em dias nublados e sem a necessidade de estarem em um ângulo específico para captar a luz”, destaca.

No projeto foram utilizados 564 módulos de filme fino flexível de 125 Wp cada. O sistema tem potência instalada de 70,5 kWp e capacidade de geração de 49,6 MWh por ano. Com isso, o sistema produzirá praticamente toda a energia necessária para o sistema de ar-condicionado, reduzindo o tamanho dos equipamentos em 35% comparados a um sistema convencional.

Além da redução na conta de luz e da eficiência energética, a instalação de sistemas solares nas fachadas representa mais conforto térmico e lumínico, permitindo que apenas parte da luminosidade e do calor passem para o interior da edificação. “A busca por uma arquitetura sustentável e a aplicação de soluções inteligentes integradas à construção são uma tendência mundial e o Brasil tem um grande potencial para se destacar nesta área”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8.

O projeto dos brises solares do Germinare Business foi concluído em dezembro do ano passado, após cinco meses de execução, e envolveu uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros e arquitetos da Garantia Solar BIPV e Edo Rocha Arquiteturas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.