O curso de Odontologia do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país – recebeu nota 5 do MEC. O reconhecimento com o conceito máximo comprova a qualidade do curso e o nível de excelência em aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.
A diretora do UniCuritiba, Larissa Albuquerque Dutra, comemora o reconhecimento do curso de Odontologia. “Obter a nota máxima é a prova de que estamos totalmente em consonância com as diretrizes e as exigências do MEC. Todos os indicadores foram atendidos com excelente pontuação”, diz.
A avaliação dos cursos superiores no Brasil é uma prática do MEC com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. O reconhecimento é uma condição necessária para a validade nacional do diploma e garante aos estudantes que a formação acadêmica segue as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável pelas avaliações.
A coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Temporal, lembra que a nota 5 obtida pelo curso de Odontologia reforça o padrão de qualidade do ensino superior oferecido pelo Centro Universitário Curitiba. “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior tem como objetivo promover a melhoria da qualidade dos cursos de graduação no Brasil e a obtenção do conceito máximo nos enche de orgulho.”
No Brasil, os cursos de graduação precisam de autorização para iniciar as atividades. A instituição de ensino superior deve solicitar a avaliação quando a primeira turma alcançar 50% da sua carga horária. O reconhecimento do MEC é o que possibilita a emissão dos diplomas.
O sistema de avaliação é periódico para a renovação do reconhecimento e para a continuidade da oferta do curso. “Esse processo ocorre em diversas etapas, incluindo a avaliação in loco. Todas as informações repassadas previamente pela instituição são checadas durante a visita da comissão avaliadora”, explica a coordenadora do UniCuritiba.