Na última semana, o Grupo Potencial participou do Fórum Competitividade e Oportunidades entre Setor Público e Privado, um importante evento organizado pelo LIDE Paraná, Grupo de Líderes Empresariais, com o painel “Oportunidades e Cases de Sucesso no Setor de Serviços”, apresentado pelo Vice-Presidente Comercial e de Relações Institucionais do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt.
O Fórum contou com palestras que abordaram pautas e temas atuais, entre elas, as ações e projetos que o Estado do Paraná tem desenvolvido na área de parcerias, a construção de relações entre o setor público e privado, contribuindo para o crescimento econômico do país, e como essa união pode gerar ainda mais resultados produtivos de negócios, e as experiências de sucesso entre o setor público e a iniciativa privada. O evento reuniu as lideranças desse segmento para apresentar novos projetos e oportunidades, promover diálogos e parcerias, como também trocas de conhecimentos e experiências.
O Grupo Potencial apresentou oportunidades para o Estado atuar na Transição Energética Mundial, uma vez que o Paraná é o segundo maior produtor de soja e milho, e ainda não existem projetos suficientes que consigam abarcar esse diferencial. Além disso, na apresentação, o Vice-Presidente destacou a importância de criação de projeto de lei para recolhimento de óleo de fritura usado para energia renovável, e mostrou um exemplo de aprendizado na Prefeitura de Guaxupé, em Minas Gerais, que, a partir de uma lei criada em 2015, visa minimizar os impactos ambientais no município.
“O óleo de fritura usado é uma matéria-prima para produção de biodiesel. Em 10 anos, a Potencial Biodiesel retirou do meio ambiente, dos rios, das estações de tratamento da Sanepar, 23 milhões de litros de óleo de fritura usado, e isso contaminaria 460 milhões de litros de água. Essa ação do Grupo Potencial contribuiu para que a Sanepar economizasse infinitamente”, pontua Carlos Eduardo Hammerschmidt, Vice-Presidente Comercial e de Relações Institucionais do Grupo Potencial.
Na palestra, o Vice-presidente destacou importante atuação do Grupo Potencial no mercado nacional e o incentivo de projetos, com a parceria do governo do Estado, para o constante crescimento do Paraná e as oportunidades de melhoramento contínuo dos processos com sustentabilidade, protegendo o meio ambiente e produzindo energia renovável.
“Nossa planta de biodiesel está instalada no município da Lapa e tem 600 mil m2. Temos sete plantas industriais desse complexo e foram investidos 1,5 bilhão de reais, em 10 anos, nessa planta. E estamos agora com um outro projeto, conversando com o Guto Silva, secretário de Estado do Planejamento, para firmar novas parcerias, e investir mais de 1,5 bilhão de reais no Estado do Paraná. É um motivo de orgulho ser paranaense, uma empresa 100% familiar e de capital próprio. Muitas vezes olhamos só para a dificuldade financeira, e hoje o Brasil é um ambiente de sucesso para investimento e o Estado desempenha papel importante para apoiar e orientar o empresário da iniciativa privada, com o objetivo de alcançar os melhores resultados”, comenta Hammerschmidt.
As parcerias público-privadas, continua o Vice-Presidente do Grupo Potencial, tem uma força de destaque para um melhor desenvolvimento do Estado e do país. “Todas as empresas podem ser complementares, nenhuma empresa trabalha sozinha, como o Estado também precisa atuar a partir de um trabalho colaborativo e de parcerias, para auxiliar o empresário a ter sucesso, gerando mais empregos e renda”, destaca o Vice-Presidente do Grupo Potencial.