Sexta, 22 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Paraná Educação

Protagonismo, inovação e criatividade desde cedo

Estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais trabalham temas como: globalizados, economia, sustentabilidade e educação financeira

01/06/2023 16h43
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

As escolas que têm como um dos objetivos formar alunos que cheguem ao mundo universitário e corporativo já maturados, investem em inovações pedagógicas desde as séries iniciais. Por isso, pensar que assuntos como globalizados, economia, sustentabilidade e educação financeira devem ser tratados apenas próximo da fase adulta é um engano. Especialistas em educação são categóricos ao afirmar a relevância de abordar esses temas desde cedo.

Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Elite Rede de Ensino realiza o projeto conhecido pela sigla PIC, oriundo dos pilares Protagonismo, Inovação e Criatividade. É desenvolvido dentro da grade curricular pelo professor regente da turma – a aula acontece uma vez por semana – e possui o objetivo de desenvolver práticas voltadas para metodologias ativas, cultura maker (é o faça você mesmo, usando as habilidades de criação e motoras do aluno), educação financeira, cidadania e outros saberes.

A coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Elite, Glaucia Sobral, destacou algumas metodologias ativas trabalhadas, a aprendizagem baseada em problemas e a gamificação. “Essa metodologia incentiva o trabalho em equipe e a interação entre os membros da turma. Por isso, a ideia é que os problemas simulem situações cotidianas, que possam ser vivenciadas pelos estudantes. Aqui, atuamos com enigmas, situações-problemas, análise de fontes, observação da natureza e percepção sobre os problemas da turma. Outra metodologia ativa utilizada e cada vez mais difundida, é a gamificação. Ela é definida pela aplicação de jogos em casos de ensino e de aprendizado.  Podem ser jogos mais tradicionais, como os de tabuleiros e de atividades físicas, ou até os mais modernos, como os de computador ou de aplicativos”.

No dia dedicado ao item globalizados, os estudantes experimentam cidadania, envolvimento familiar e toda a comunidade escolar. “Um exemplo de atividades globalizadas que propusemos e foram um sucesso: conversas entre netos e avós, aproximação dos membros da família, o resgate da ancestralidade, o aprender a conviver com outras gerações, ouvir seus pontos de vista, perceber as diferenças entre famílias e outros tempos, criando uma oportunidade ímpar de desenvolver o respeito pelo que é diferente, de outros períodos históricos, outros olhares para um mesmo assunto”, conta Glaucia. 

De acordo com a coordenadora, ao trabalhar educação financeira e sustentabilidade, é importante salientar que a intenção da escola é consolidar uma boa relação dos estudantes com o dinheiro e com o meio em que vivem. Ou seja, ensinar que essa relação se constrói de maneira saudável se falamos desses assuntos sem medo.

“Aprender a poupar, ter ideias e soluções criativas, impactar menos o meio ambiente com reflexões e atividades simples, vamos construindo uma realidade diferente para nossos pequenos: apagar luzes quando saímos de um cômodo, reaproveitar materiais não é motivo de pobreza, e sim de consumo inteligente, receitas que utilizam recursos que são vistos como lixo em nossa sociedade (usar a casca da batata, num preparo adequado, geleias de casca da melancia, ou até mesmo o chá da casca da maçã). Aprender a fazer escolhas, definir prioridades, entender que consumismo é diferente de consumo consciente. Fizemos uma atividade baseada em problemas: era aniversário do seu melhor amigo e você gostaria muito de presenteá-lo, mas você não tinha dinheiro, e agora? O que podíamos fazer para resolver essa questão? Muita conversa e imaginação aconteceu aqui. Foi um movimento lindo, pois quando adultos, nem sempre teremos reservas dedicadas a comprar um presente, pode não ser uma prioridade econômica, mas sim emocional. Como preparar uma gentileza sem gastos? Ou usando recursos que já possuímos?”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.